Já fez LIKE no TVI Notícias?

O maior Carnaval do mundo

Relacionados

Os números, as imagens e as particularidades da grande festa brasileira

Mais de 200 milhões de euros é quanto os organizadores do carnaval de Salvador da Baía calculam estar a ser movimentados na economia da cidade em consequência da festa que começou na quinta-feira.

Os números oficiais do Carnaval de Salvador justificam o facto de o evento estar entre as maiores festas populares do mundo. A estimativa é que nos sete dias da sua realização a cidade receba cerca de 500 mil turistas. No domingo à tarde, a Polícia calcula que cerca de 1,2 milhão de pessoas estarão na rua.

PUB

Veja as fotos do Carnaval no Brasil

Essa quantidade de pessoas responde por um consumo que contabiliza no final da festa a venda de, por exemplo, mais de 2,5 milhões de litros de cerveja, 1 milhão de litros de refrigerantes e de 800 mil litros de água mineral.

As atracções que se revezam nos trios-elétricos e nos palcos espalhados por diversos bairros da cidade somam mais de 200 e incluem algumas das principais estrelas da música brasileira, como Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Gilberto Gil e Caetano Veloso. O público nas ruas assiste gratuitamente a mais de 800 horas de shows, que acontecem simultaneamente em diversos sítios.

O Carnaval em São Paulo

Ao contrário do Rio de Janeiro, São Paulo nunca foi sinónimo de Carnaval, mas há cada vez mais turistas que escolhem São Paulo como destino nesta época do ano. Em 2006, cerca de 23 mil pessoas de outras partes do país e do mundo compareceram ao Sambódromo paulistano. Este ano, esperam que o número aumente.

PUB

Rio de Janeiro: mais segurança e imprevistos de última hora

No Rio, a escola de samba Unidos do Viradouro teve um percalço de última hora. Um tribunal impediu a escola de desfilar com o carro que representava o Holocausto no enredo. A direcção da escola decidiu não recorrer. As esculturas de cadáveres que representavam judeus mortos na Segunda Guerra Mundial foram destruídas e retiradas do carro.

Carnaval: carro do holoucasto proibido

Os cerca de 700 mil turistas esperados no Rio de Janeiro durante o Carnaval, que começa este fim-de-semana, estarão protegidos por cerca de 2.600 homens, informou hoje a Secretária de Segurança do Estado do Rio de Janeiro.

Este plano, que irá reforçar em 50 por cento a segurança, será intensivo nos principais pontos turísticos da cidade como as praias de Copacabana e Ipanema e o Sambódromo, além dos aeroportos de Santos Dumont e o internacional de Tom Jobim.

PUB

A secretária explicou que haverá controlos de armas em todos os acessos ao Sambódromo, cenário dos desfiles das escolas de samba.

Pílula do dia seguinte e preservativos

Um tribunal da região Nordeste do Brasil manteve a distribuição de pílulas do dia seguinte, durante o Carnaval, contrariando uma acção judicial apoiada pela Igreja Católica para suspender a medida.

A acção judicial pedia a suspensão da distribuição, com o apoio da Arquidiocese de Olinda e Recife, por considerar a pílula do dia seguinte «abortiva», o que é considerado ilegal pela legislação brasileira.

O juiz salientou, entretanto, que a pílula do dia seguinte será distribuída pelos hospitais públicos da região apenas para «mulheres vítimas de abusos sexuais ou de acidentes verificados no uso de preservativos».

A polémica começou esta semana, depois das autoridades de saúde terem anunciado a distribuição da pílula do dia seguinte durante o Carnaval, como parte de uma estratégia para evitar a gravidez indesejada.

Serão distribuídos 600 milhões de preservativos masculinos, em 2008, em todo o Brasil, sendo 20 milhões deles apenas no Carnaval.

PUB

Relacionados

Últimas