Já fez LIKE no TVI Notícias?

Escolas de samba do Rio cantam África

Relacionados

Desfiles de Beija-Flor, Salgueiro e Porto de Pedra prestam homenagem a Àfrica

África voltou em força ao desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro na segunda-feira, cantada nos enredos de três das 13 agremiações que disputam o título de campeã, Beija-Flor, Salgueiro e Porto da Pedra, informa a agência Lusa.

A Beija-Flor de Nilópolis, que entrou na avenida disposta a conquistar o tetracampeonato, fez um desfile luxuoso, de sete milhões de reais, 2,5 milhões de euros, o mais caro de todos, defendendo um enredo sobre a realeza africana.

PUB

«Estamos a coroar a identidade da negritude da comunidade Beija-Flor, trazendo uma África rica, sem sofrimento, que não se deixou escravizar, apesar de serem escravos», afirmou o carnavalesco Alexandre Louzada.

A Beija-Flor já ganhou campeonatos com o tema África em 1978 e em 1983.

O Salgueiro preferiu focar o lado feminino do continente africano e exaltou na Passarela do Samba as mulheres africanas, entre elas as Candaces, guerreiras que tiveram um papel fundamental dentro da cultura negra.

Cada alegoria da escola representava uma rainha africana e falava da influência feminina nas sociedades do continente.

A aposta neste tema também se deveu ao facto de que, dos oito títulos do Salgueiro, quatro tiveram temas relacionado com negros.

Já a Porto da Pedra, que abriu o desfile de segunda-feira, optou por um enredo em que cantou a história recente da África do Sul e a luta de seu povo rumo a um país democrático.

O grande homenageado do enredo foi o ex-presidente Nelson Mandela.

PUB

«A minha África não é a África turística, não tem elefantinho, orixá. Eu quis discutir o racismo no mundo e no Brasil, mostrar o apartheid», disse o carnavalesco da escola, Milton Cunha.

O resultado do desfile das escolas do grupo especial do Carnaval carioca, normalmente disputado ponto a ponto, será divulgado na quarta-feira.

As duas últimas classificadas são rebaixadas a uma categoria inferior denominada grupo de acesso.

As escolas que ficaram nos primeiros seis lugares participam no desfile das campeãs no próximo sábado.

Em São Paulo, o resultado do Carnaval foi divulgado hoje, tendo vencido a escola Mocidade Alegre, com um enredo inspirado no riso, «Posso ser Inocente, Debochado e Irreverente... Afinal, Sou o Riso Dessa Gente!» Em segundo lugar ficou a Unidos de Vila Maria e, em terceiro, a Vai-Vai.

PUB

Relacionados

Últimas