Já fez LIKE no TVI Notícias?

Myanmar: pequeno tsunami na costa

Relacionados

Ministro confirma que onda gigante atingiu região costeira e que foi responsável pela maioria das vítimas mortais

Milhões de pessoas ficaram sem abrigo na Birmânia após a passagem do ciclone Nargis, declarou um alto responsável da organização internacional Save the Children, escreve a Lusa.

Segundo um balanço provisório da junta militar birmanesa, o ciclone que devastou o país no último fim-de-semana fez 22.000 mortos e 41.000 desaparecidos

PUB

«Numerosas pessoas pensam que muitos dos 41.000 desaparecidos estão mortos», disse, ao telefone, de Rangum, Andrew Kirkwood, director da Save the Children para a Birmânia. «E, claramente, há milhões de pessoas sem abrigo, apenas não sabemos quantos milhões».

Kirkwood acrescentou que a sua organização coligiu informações terríveis no delta do Irrawaddy, no Sudoeste da Birmânia, a região mais afectada.

«Uma equipa viu milhares de mortos numa localidade com montes de corpos em decomposição depois de as águas terem baixado», precisou Kirkwood.

Pequeno tsunami

Segundo a BBC que cita um dos ministro da Junta Militar, Maung Maung Swe, grande parte das mortes não foi causada pela passagem do ciclone, mas sim por um pequeno tsunami.

«A onda teria 3,5 metros de altura. Sem aviso varreu e inundou metade das casas que ficam ao nível do mar», afirmou o ministro.

Myanmar: ciclone matou 22 mil pessoas

PUB

Relacionados

Últimas