Já fez LIKE no TVI Notícias?

Dejectos de galinha podem ajudar a combater seca

Relacionados

Pó feito de excrementos de galináceos absorve água e atrasa evaporação

Um pó, chamado de bio-membrana, que actua como uma esponja sobre o solo, absorve água e ajuda as plantas a crescer em condições áridas pode ser a solução para a escassez de água na terra, afirmam cientistas. A notícia foi avançada pela BBC.

Num encontro anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, em São Francisco, investigadores climáticos referiram que a falta de água deverá ser uma das consequências do aquecimento global que a humanidade não terá como evitar no futuro.

PUB

Esta escassez terá um impacto negativo na produção internacional de alimentos, num período no qual a população mundial deverá crescer 5 por cento.

Cientistas que participam no encontro mostraram detalhes sobre o pó feito de resíduos orgânicos e que pode mudar a forma como a água é utilizada na agricultura.

Uma vez misturado no solo o pó retém a água da chuva na terra e ajuda as plantas a crescer em áreas extremamente áridas, como os desertos.

O pó já está a ser testado na Nigéria e comprovou êxito no cultivo de milho com pouca quantidade de água.

Segundo afirmou Thorlief Bilstad, da Universidade Stavanger na Noruega, e que examinou o sistema, o pó poderá ser uma grande mais-valia para os países em vias de desenvolvimento.

«Se actualmente se perde 70 por cento de água com a evaporação isso é obviamente um problema. Com esta bio-membrana, consegue-se reter água e atrasar a evaporação, então vai ser preciso menos água para o mesmo número de plantas», assegura.

Segundo os investigadores, este produto poderá, também, ajudar a reduzir o aquecimento global ao auxiliar no cultivo de plantas em áreas que são, hoje, desertas.

PUB

Relacionados

Últimas