Já fez LIKE no TVI Notícias?

Alerta para os perigos do Botox

Relacionados

Agência Americana adverte para risco de morte mas não proíbe utilização

A Agência norte-americana para a Alimentação e os Medicamentos advertiu sexta-feira que o uso da toxina botulínica, comercializada nomeadamente com o nome de Botox, pode ter efeitos perigosos e mortais, refere a Lusa.

Todavia, a Agência não chegou a proibir a substância, utilizada por milhões de pessoas em todo o mundo nos tratamentos cosméticos para disfarçar as rugas.

PUB

«A agência anunciou hoje (sexta-feira) ter sido informada de um certo número de relatórios sobre reacções graves às toxinas botulínicas» declarou o médico Russell Katz, que dirige a divisão dos produtos neurológicos da FDA.

Pré-mastigação pode transmitir Sida

Linha Cancro: 500 chamadas em duas horas

«Estas reacções ocorreram não longe da zona onde o produto foi injectado», disse Katz numa teleconferência.

Antes, num comunicado, a FDA dera conta de informações relativas a «reacções negativas sistémicas entre as quais problemas respiratórios e mortes na sequência da utilização de toxinas botulínicas».

«Os relatórios falam de reacções próximas do botulismo, que ocorrem quando a toxina botulínica se espalha pelo corpo para lá do local onde foi injectada», acrescenta o comunicado. Os casos mais graves levaram à hospitalização e à morte, precisou a FDA.

Ocorreram em pacientes, adultos e crianças, que foram injectados com a toxina botulínica visando fins terapêuticos, para combater sintomas que vão desde as contracções incontroláveis dos músculos do pescoço e ombros, ao estrabismo, batimentos incontrolados das pálpebras e a transpiração excessiva debaixo dos braços, assim como para disfarçar as rugas.

O médico Katz precisou que não há nenhum paciente do Botox para fins cosméticos entre as vítimas mortais mas, mesmo assim, pediu a maior vigilância.

PUB

Relacionados

Últimas