Já fez LIKE no TVI Notícias?

Eleito novo secretário-geral da NATO

Relacionados

Primeiro-ministro dinamarquês será o novo secretário-geral da Aliança Atlântica

O primeiro-ministro dinamarquês, Anders Fogh Rasmussen, será o próximo secretário-geral da NATO, a partir de 1 de Agosto, depois de um acordo alcançado este sábado na cimeira da organização, que decorre em Estrasburgo, França, informou a Lusa.

«Farei todo o possível para estar a altura», disse Rasmussen depois de ser apresentado aos meios de comunicação pelo actual secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, Jaap de Hoop Scheffer.

PUB

NATO não pode «perder» Afeganistão

Scheffer considerou a nomeação «extraordinariamente importante», depois de «uma alargada discussão» entre os aliados e «apaziguados os temores» da Turquia, que se opunha à candidatura do político dinamarquês.

Os líderes da Aliança Atlântica conseguiram convencer o governo turco, que criticou a atitude de Rasmussen durante a «crise das caricaturas"» de Maomé - publicadas por jornais dinarmaqueses - e também por não ter proibido as emissões de um canal curdo no seu país.

No final, depois de intensas conversações bilaterais e multilaterais desde sexta-feira à noite até esta manhã, os governantes conseguiram o consenso necessário para que o primeiro-ministro dinamarquês suceda a De Hoop Scheffer.

Até sexta-feira, o primeiro-ministro turco, Recep Tayyio Erdogan, tinha manifestado a sua «opinião pessoal» de que a eleição do político dinamarquês «seria um acontecimento negativo».

PUB

Relacionados

Últimas