Já fez LIKE no TVI Notícias?

Espanha: candidatos já votaram

Relacionados

Renovaram apelo à participação em massa como resposta a pedido de abstenção da ETA

A maior parte dos principais dirigentes políticos já votou em Espanha, no início de uma jornada eleitoral marcada pela normalidade e em que renovaram os apelos à participação massiva em resposta aos apelos da ETA à abstenção, informa a Lusa.

Pequenos incidentes, que não afectaram significativamente o desenrolar do dia, marcaram em vários pontos de Espanha a abertura das urnas, com os dados da participação a apontarem para níveis idênticos aos de 2004, a esta altura do dia.

PUB

Desde a abertura das urnas os incidentes mais graves ocorreram no País Basco, onde a policia autonómica deteve já dez pessoas na proximidade de colégios eleitorais pela distribuição ilegal de propaganda política.

Dirigentes socialistas e do PP foram insultados por grupos de radicais quando foram votar em vários pontos da região, onde os pequenos grupos de manifestantes apresentavam cartazes a apelar à abstenção.

Espanha: votam quando as urnas fecham

Espanha: que dizem as sondagens

A intervenção da ETA no período eleitoral, com o assassinato do ex-vereador socialista Isaías Carrasco, e os apelos da organização à abstenção, marcaram para já o dia eleitoral, com todos os líderes políticos a apelarem à participação massiva, como resposta à ETA.

Tanto o líder socialista, José Luís Zapatero como o do PP, Mariano Rajoy, foram recebidos à sua chegada às urnas por gritos de «presidente, presidente», tendo o primeiro-ministro sido apupado também por um grupo de cidadãos.

PUB

Confiante numa elevada participação, Zapatero disse aos jornalistas depois de votar que a democracia «é mais forte se todos os cidadãos forem votar», enquanto Rajoy pediu que os eleitores votem «a pensar em si próprios e no futuro do país».

Nível de participação

O nível de participação nas eleições é, para já, praticamente idêntico ao que se verificava nesta altura da jornada eleitoral, com 40,49 por cento dos eleitores a terem exercido o seu direito de voto às 14h30.

O dado é confirmado pelo Ministério do Interior na sua página oficial criada para as eleições gerais de 2008 que explica que o dado se baseia na análise em 99,21 por cento das mesas.

Exactamente à mesma hora há quatro anos o nível de participação era de 41,02, ou seja 0,53 por cento mais.

O nível mais elevado de participação registava-se ás 14h30 na Comunidade Valenciana, onde já tinha votado 47,42 por cento dos eleitores.

A Galiza registava a esta hora o nível de participação mais baixo, com 35,58 por cento.

PUB

Relacionados

Últimas