Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gripe: 130 milhões doses de vacina

Relacionados

Estados Unidos esperam ter um recorde de 132 milhões de doses prontas para o Outono

Os fabricantes da vacina da gripe esperam ter um recorde de 132 milhões de doses prontas para o Outono, nos Estados Unidos, e uma quinta empresa poderá juntar-se a este esforço, disseram esta quinta-feira as autoridades, escreve a Lusa.

CSL Biotherapies, uma empresa australiana, requereu, o mês passado, a aprovação federal para vender a sua vacina da gripe nos Estados Unidos este Outono.

PUB

As autoridades de saúde alargaram as suas recomendações sobre a vacina, de modo a esta cobrir mais grupos etários, e defendem agora que 200 milhões de norte-americanos deviam ser vacinados anualmente. Mas os insucessos nos últimos anos, nomeadamente atrasos na distribuição e escassez de vacinas, deixaram os médicos e os pacientes irritados e confusos.

As autoridades dizem-se agora encorajadas com o aumento da produção da vacina para a gripe e a perspectiva de ter cinco empresas a fornecê-la.

«Para proteger as pessoas precisamos de mais vacinas», lembrou Jeanne Santoli, vice-directora do Centro para o Controlo das doenças e os serviços de imunização. As estimativas para a vacina de gripe foram anunciadas durante uma reunião em Atlanta dos fabricantes, médicos e autoridades.

Se for aprovada, a CSL vai juntar-se às outras empresas que fabricam a vacina da gripe nos Estados Unidos. Três providenciam as doses de vacinas: Sanofi Pasteur Inc., que projecta 50 milhões de doses, Novartis Vaccines, que espera chegar aos 40 milhões de doses, e GlaxoSmithKline, que planeia fornecer ao mercado 30 a 35 milhões de doses.

Acresce que MedImmune Vaccines Inc. projecta produzir cerca de sete milhões de doses de FluMist, um composto nasal recomendado apenas para as pessoas saudáveis entre os 5 e os 49 anos. Contém o vírus vivo e pode causar sintomas parecidos com os da gripe.

PUB

Relacionados

Últimas