Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gripe suína: estado de emergência na Califórnia

Relacionados

Há 64 casos do surto confirmados nos Estados Unidos da América

O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, declarou o estado de emergência devido à gripe suína, avança a Reuters, que informa ainda que já foram confirmados 64 casos nos EUA. Até ao momento há 10 casos confirmados na Califórnia, dois no Kansas, 45 em Nova Iorque, um em Ohio e seis no Texas.

Entretanto, o presidente Barack Obama pediu ao congresso mais 1.5 biliões de dólares para desencadear respostas à gripe suína. A Casa Branca já veio esclarecer que o pedido desta verba não implica um aumento de preocupação por parte dos EUA, mas sim um «planeamento prudente».

PUB

México: escolas e restaurantes fechados

Os dados desta terça-feira indicam que no México já morreram 152 pessoas e há mais de 1600 casos detectados. As autoridades de saúde do Canadá confirmaram mais dois casos de gripe suína, elevando para oito os registados no país e desaconselharam as viagens para o México. No resto do mundo, há 115 casos confirmados, mas só 79 têm análises laboratoriais concluídas.

As recomendações para não viajar para áreas afectadas tem vindo a suceder. Cuba juntou-se à lista e suspendeu as viagens de ida e volta para o México, nas próximas 48 horas, como medida de prevenção. Também o Canadá decretou o cancelamento de viagens para as regiões afectadas. Na Ásia, alguns aeroportos têm já instalados anéis de temperatura que verificam se os passageiros têm ou não febre.

O número dois da Organização Mundial de Saúde (OMS), Keiji Fukuda, afirmou que é demasiado cedo para identificar as origens do vírus mortal da gripe suína que provocou o medo de uma pandemia. O número dois da OMS explicou aos jornalistas que ainda não existe nenhuma explicação razoável para os casos de infecção no México serem mais graves do que em outros países.

PUB

Alerta pode passar para o nível 5

A confirmação oficial de casos de gripe suína nos Estados Unidos pode significar o desenvolvimento de um novo foco da doença fora do México. Se tal acontecer, a fase de pandemia passará para o nível 5. «Caso exista uma confirmação destas suspeitas nos Estados Unidos, podemos ter que passar à fase 5», explicou Gregory Hartl, porta-voz da Organização Mundial de Saúde (OMS) numa entrevista colectiva em Genebra.

Em Portugal, as autoridades estão a acompanhar a evolução do surto conforme explicou a ministra da Saúde em conferência de imprensa esta tarde. Também esta terça-feira 200 portugueses chegaram ao aeroporto da Portela, provenientes do México, mas nenhum aparentava ter sintomas.

A Comissão Europeia (CE) irá analisar quarta-feira com a indústria farmacêutica a situação das vacinas e medicamentos na União Europeia (UE), para responder a uma eventual pandemia de gripe suína em solo europeu.

PUB

Androulla Vassiliou explicou que podia reunir-se com os representantes das empresas farmacêuticas para avaliar o volume de antivirais e vacinas já existentes, a sua eficácia contra o actual vírus e, «se for necessária uma nova vacina, quanto tempo demorará a produzi-la».

Actualmente, a UE detectou quatro casos confirmados de gripe suína: dois em Espanha e outros dois no Reino Unido, todos de pessoas que viajaram recentemente do México.

Actualizada às 21h05

PUB

Relacionados

Últimas