Já fez LIKE no TVI Notícias?

Obama ganha em Portugal

Relacionados

No total dos 164 países, Obama ficou muito à frente de Hillary

O pré-candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos Barack Obama venceu as primárias do partido entre os eleitores americanos que vivem no estrangeiro, informou esta sexta-feira a presidente do Democrats Abroad, Christine Marques. Igual cenário registou-se em Portugal.

Segundo a CNN, o senador de Illinois ganhou estas primárias com ampla vantagem sobre Hillary Clinton: 65 por cento contra 32 por cento. Em Portugal, a diferença não foi assim tão evidente: Hillary conquistou 47,5 por cento dos votos e Obama 52,5 por cento.

PUB

Mais de 20 mil cidadãos americanos que vivem no exterior (164 países) votaram pela internet, pelo correio e pessoalmente (em colégios eleitorais instalados em hotéis, bares e cafés) desde o dia 5 de fevereiro, a «Super Terça-feira», até ao dia 12 deste mês.

As maiores comunidades de emigrantes americanos encontram-se no Canadá, no México e no Reino Unido. O apuramento dos resultados demorou mais de uma semana e os resultados definitivos foram divulgados esta sexta-feira.

Nas primárias democratas no exterior, havia 22 delegados em jogo, oito dos quais são superdelegados. Dois deles já anunciaram que, na Convenção Democrata, em Novembro, apoiarão Hillary, que não ganhou nenhuma disputa eleitoral desde a Super terça-feira, e outros dois disseram que apoiam a candidatura de Obama, enquanto quatro ainda não decidiram.

O senador por Illinois conta atualmente com uma ligeira vantagem sobre Hillary no número de delegados. Obama tem 1.319 delegados, enquanto Hillary soma 1.250 representantes.

PUB

Relacionados

Últimas