Já fez LIKE no TVI Notícias?

Motim de 400 presos em prisão inglesa

Relacionados

Polícia cercou a área num perímetro de segurança de três quilómetros

Quatrocentos presos iniciaram um motim, na sexta-feira, no estabelecimento prisional de Ashwell, no centro da Inglaterra, que alberga cerca de 600 reclusos de classificação C (o sistema prisional inglês separa os presos por grau de perigo, em categorias A, B, C e D).

Segundo a Associação de Funcionários Prisionais, foram mobilizados para o local agentes anti-distúrbios, refere a EFE.

PUB

A polícia cercou a área num perímetro de segurança de três quilómetros. Pete Chapple, porta-voz da associação, explicou que os distúrbios «são um dos eventos mais graves que conhecemos numa prisão deste país desde há muito tempo».

A BBC deu a conhecer que alguns dos reclusos foram transferidos para outros estabelecimentos em carrinhas policiais, enquanto um helicóptero das forças de segurança sobrevoava a zona em missão de segurança.

Relatos de um pai de um presidiário, de uma ala não atingida pelos distúrbios, que o notificou por telemóvel, revela que foram queimados vários objectos.

A Associação de Funcionários Prisionais tinha advertido para o risco de incidentes deste tipo, devido aos cortes orçamentais, ao aumento da população de reclusos e à indevida colocação de alguns deles em áreas de categoria inadequada.

Edgard Garnier, porta-voz do Partido Conservador tinha também pedido ao Governo uma reestruturação do sistema prisional e feito algumas referências para o facto de as prisões inglesas se encontrarem sobrelotadas.

PUB

Relacionados

Últimas