Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Escrevem cartas e emails a garantir que o avião foi abduzido por aliens»

Relacionados

Antigo piloto da American Airlines, que comandou Boeing 777 idêntico ao avião da Malásia desaparecido há dois meses, em grande entrevista ao tvi24.pt

Mark Weiss, antigo piloto da American Airlines, dirige a equipa de aviação civil do Spectrum Group, empresa baseada em Washington DC.

Este especialista norte-americano em aviação conhece a fundo a operação de investigações e buscas do voo MH370 da Malaysia Airlines, misteriosamente desaparecido a 8 de março passado, minutos depois de ter descolado do aeroporto de Kuala Lumpur, nunca tendo chegado a Pequim.

PUB

A experiência de 20 anos a comandar um Boeing 777 em tudo idêntico ao que desapareceu leva-o a apontar para uma hipótese de «algum tipo de luta ter acontecido no cockpit», muito provavelmente provocada por um ou mais intrusos.

Mas a tese de Mark Weiss é menos «sexy» do que as múltiplas teorias da conspiração que chegam às investigações: «Não imagina a quantidade de cartas e emails que já recebi com pessoas a garantirem-me que o avião foi abduzido por «aliens»...»

Entrevista exclusiva ao tvi24.pt.

Já houve as «teorias da conspiração» mais imaginativas sobre o que se poderá ter passado...

Não imagina a quantidade de cartas e emails que já recebi com pessoas a garantirem-me que o avião foi abduzido por «aliens», ou que está no Paquistão a ser pintado, para ser usado como arma de destruição maciça por parte de grupos terroristas, ou até que nunca saiu de Kuala Lumpur... Sente-me muito a influência de séries como o «Lost», dizem-me que está numa ilha perdida, por exemplo.

Como é que reage quando lê esse tipo de «pistas»?

Não só não dou credibilidade como tento desmontar. É nossa obrigação dar alguma distância, alguma perspetiva. Tentar explicar. Também por isso, é muito importante que consigamos descobrir o que se passou. Pode demorar anos, mas temos que o fazer. Por respeito às pessoas que perderam os seus entes queridos, em primeiro lugar. E também porque para a indústria da aviação, para as empresas, para os responsáveis da segurança, para todos nós, é importante aprender com o que se passou, não voltar a cometer os mesmos erros. Cometeram-se vários erros. Isso não trará aquelas 250 pessoas de volta, infelizmente. Mas como caso de estudo, tem que ser analisado a fundo, demore o tempo que demorar.

PUB

Relacionados

Últimas