Já fez LIKE no TVI Notícias?

Papa Francisco diz que Igreja não pode ser «uma ONG piedosa»

Relacionados

Primeira missa realizou-se na capela Sistina, perante os restantes cardeais

O Papa Francisco celebrou a primeira missa do seu pontificado ante os cardiais na Capela Sistina. Na homilia, instou os presentes a ter «coragem» de caminha na presença do Senhor. O Pontífice centrou o seu discurso no movimento: «A nossa vida é um caminho e quando paramos a coisa não anda».

Na alocução feita em italiano dentro de uma missa celebrada em latim, o Papa também alertou contra a «mundanidade». «Sem a figura de Jesus Cristo podemos ser uma ONG piedosa, mas não a igreja».

PUB

No seu primeir dia como Pontífice, apenas doze horas depois de sair da varanda do Vaticano e saudar os fiéis depois de ser eleito, Francisco esteve esta manhã na basílica de Santa Maria la Mayor para rezar à Virgem. Orou cerca de dez minutos e depois visitou a cripta do tempo.

Depois da visita, Francisco dirigiu-se à residência onde esteve instalado nos últimos dias para recolher os seus pertences e insistiu em pagar a conta com o seu dinheiro «para dar o exemplo», como referiu o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

Para já, o Papa vai dormir na residência vaticana de Santa Marta enquanto não se transfere definitivamente para o Palácio Apostólico do Vaticano. Nos próximos dia irá até Castel Gandolfo para reunir-se com o papa emérito Bento XVI, com quem já falou ao telefone.

PUB

Relacionados

Últimas