Já fez LIKE no TVI Notícias?

Durão critica política comercial de Obama

Relacionados

No entanto, presidente da Comissão Europeia saudou a escolha de um candidato afro-americano às eleições

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, saudou esta quinta-feira a escolha de um candidato afro-americano às eleições presidenciais norte-americanas, mas manifestou-se «descontente» com as posições do democrata Barack Obama sobre a liberalização do comércio global, noticia a Lusa.

«É sem dúvida um momento histórico um afro-americano ser nomeado por um dos maiores partidos norte-americanos e tem um grande significado», saudou Barroso, numa conferência de imprensa em Londres, após um encontro com o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown.

PUB

«Todos saudamos isso porque representa algo que é importante para aqueles que estão empenhados nos princípios de não-discriminação», sustentou. Todavia, manifestou-se «descontente com algumas declarações feitas pelo candidato democrata sobre o comércio».

Obama: «Terminou uma jornada histórica e começa outra»

Hillary vai apoiar Obama

Em causa estão as intenções declaradas do candidato democrata de reabrir negociações quanto ao Acordo Norte-Americano de Comércio Livre (NAFTA, no acrónimo inglês) para reforçar questões laborais e ambientais. Este acordo aboliu parte das tarifas na troca de produtos entre EUA, Canadá e México.

No seu programa, Obama prometeu também pressionar a Organização Mundial do Comércio para forçar os governos a suspenderem subsídios aos exportadores e outras barreiras não-tarifárias.

PUB

Pelo contrário, John McCain, o seu opositor republicano, tem sido mais liberal e favorável a um acordo para a liberalização do comércio. O presidente da Comissão Europeia exortou a uma discussão «aberta com os nossos amigos norte-americanos porque precisamos que os EUA estejam na linha da frente para uma economia aberta no mundo».

E no ambiente?

Já sobre as preocupações ambientais, Barroso elogiou os dois principais candidatos à Casa Branca. «Estou muito satisfeito por ouvir o que senador McCain e o senador Obama estão a dizer sobre a alteração climática porque vão na direcção que a União Europeia tem advogado há algum tempo», louvou.

Barroso acredita que existe uma «oportunidade real» para um acordo sobre as emissões climáticas, já que sem a oposição de Washington, outros países poderão ser convencidos a assinar. «Às vezes outros (países), noutras partes do mundo, escondem-se atrás dos EUA», lamentou.

O próximo ano foi, neste sentido, considerado «crucial» pelo primeiro-ministro britânico para chegar a um entendimento sobre as alterações climáticas. «Temos uma oportunidade para alcançar um acordo histórico», proclamou Gordon Brown.

PUB

Relacionados

Últimas