Já fez LIKE no TVI Notícias?

Rapto: «Ele encontrou a sua verdadeira mãe»

Relacionados

Letão foi raptado aos 18 meses e reencontrou mãe aos 16 anos

Um letão raptado aos 18 meses e dado como desaparecido há 16 anos acabou por encontrar a mãe, anunciaram este sábado as autoridades da cidade de Daugavpils, no Sudeste da Letónia, refere a Lusa.

«Ele encontrou a sua verdadeira mãe. Está tudo bem», apesar dos receios da perturbação psíquica que o encontro possa ter causado no jovem, disse Helena Soldatjonoka, porta-voz da municipalidade de Daugavpils.

PUB

A história do adolescente, identificado apenas como Volodya, fez manchetes nos jornais letões mas as autoridades tudo fizeram para o manter afastado dos órgãos de comunicação.

Volodya começou pouco a pouco a descobrir a verdadeira história da sua vida em Fevereiro, quando a mulher que ele considerava como mãe foi detida por roubo.

Como ela era viúva, um tribunal decidiu colocar o rapaz numa família de acolhimento. Descobriu-se então que ele não constava dos registos nacionais da população.

Um teste ADN permitiu identificar o rapaz como a criança raptada em Dezembro de 1992 em frente de um supermercado de Daugavpils, quando tinha 18 meses, e desde então desaparecido.

A mulher que ele acabou por considerar como mãe explicou aos procuradores que o seu falecido marido trouxera um dia a criança para casa, dizendo que ele vinha do Daguestão, um região no sul da Rússia.

A maioria dos 117 mil habitantes de Daugavpils, a segunda cidade da Letónia, tem raízes russas, uma herança de 50 anos de ocupação soviética que durou até 1991.

O futuro de Volodya não está ainda decidido: saber se o adolescente vai regressar para a sua verdadeira mãe, é uma decisão que não pode ser tomada de um dia para o outro, mesmo que ela o queira, explicou Soldatjonoka.

PUB

Relacionados

Últimas