Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sérvia: Governo caiu

Relacionados

Primeiro-ministro anuncia demissão. Convocadas eleições antecipadas para 11 de Maio

O primeiro-ministro sérvio, Vojislav Kostunica, anunciou este sábado a sua demissão e a convocação de eleições antecipadas para 11 de Maio, informa a Lusa.

Kostunica anunciou que vai convocar uma reunião do Governo, a realizar na próxima segunda-feira, para convocar eleições antecipadas.

PUB

«O governo sérvio já não tem uma política unificada sobre uma importante questão ligada ao futuro do país: o Kosovo. Um governo assim já não pode funcionar. É o fim do governo, devemos devolver o mandato ao povo», disse Kostunica numa conferência de imprensa.

Sérvia: tumultos fazem um morto e 88 feridos

Milhares nas ruas contra Kosovo independente

O primeiro-ministro acusou os parceiros de coligação pró-europeus de não o apoiarem nos seus esforços para impedir a independência do Kosovo.

O governo sérvio atravessa uma crise desde a declaração unilateral da independência do Kosovo, há quase três semanas, com os dois parceiros de coligação a manifestarem posições divergentes relativamente à adesão da Sérvia à União Europeia.

O Partido Democrático da Sérvia (DSS), de Vojislav Kostunica, opõe-se a qualquer acordo com a UE que não reconheça o Kosovo como parte integrante da Sérvia e exige que os países europeus que já reconheceram o novo estado revejam a sua posição antes de retomar negociações.

Já o Partido Democrático (DS), do presidente pró-europeu Boris Tadic, defende que só uma aproximação a Bruxelas permitirá à Sérvia defender o seu direito ao Kosovo.

Esta sexta-feira, Kostunica disse que o seu governo está em crise e que deixou de confiar nos parceiros de coligação pró-europeus para a luta contra a independência daquela província.

PUB

Relacionados

Últimas