Já fez LIKE no TVI Notícias?

China: melamina dá pena de morte

Relacionados

Tribunal chinês condenou à morte pela sua ligação ao escândalo de leite contaminado

Um tribunal chinês condenou, esta quinta-feira, dois homens à pena de morte pela sua ligação ao escândalo de leite contaminado que vitimou seis crianças e deixou 300 mil doentes. A notícia é avançada pela agência Reuters.

Pode ser condenada à morte por causa do leite contaminado

PUB

Produtos chineses impedidos de entrar no espaço europeu

Famílias de menores que morreram ou ficaram doentes aguardaram no exterior do tribunal a sentença, exigindo justiça.

Um dos condenados à morte foi Zhang Yujun, responsável pela fabricação e venda de 600 toneladas de leite em pó, entre Outubro de 2007 e Agosto de 2008.

Além das penas de morte, outro arguido do caso foi condenado a prisão perpétua. Neste caso, o réu terá ajudado a forjar os resultados dos testes nutritivos da substância.

Seis julgados

As sentençãs dos seis chineses sentados no banco dos réus acusados de fabricarem e venderem melamina, estão agora a ser anunciadas.

Entre os suspeitos encontra-se o dono de uma loja que alegadamente era o principal ponto de venda do país da substância, responsável pela contaminação do leite e que levou à retirada de embalagens um pouco por todo o mundo.

PUB

Segundo a polícia, o proprietário, de 40 anos, fabricava e vendia uma proteína em pó, composta sobretudo por melanima e malte dextrina, que era colocada no leite em pó para este parecer que era mais rico em termos nutritivos.

Um segundo suspeito, de 24 anos, é acusado de comprar e revender 230 toneladas de pó.

Os restantes quatro acusados estão a ser julgados, separadamente, em três tribunais, por terem alegadamente contaminado leite com melamina e o venderem à Sanlu Group, a principal empresa envolvida no escândalo e que abriu falência depois de ter indemnizado as famílias das vítimas.

PUB

Relacionados

Últimas