Já fez LIKE no TVI Notícias?

Trípoli: rebeldes matam 31 soldados de Khadafi

Relacionados

Segundo informações fornecidas à cadeia televisiva Al Jazeera pelos guerrilheiros pró-democracia, foram também capturados 42 apoiantes de Khadafi na capital. Entretanto, o antigo número dois do coronel apelou ao povo para se juntar aos guerrilheiros

Notícia actualizada às 15h45

Os combates entre as forças rebeldes e os apoiantes de Muammar Khadafi já terão resultado na morte de 31 soldados do coronel líbio em Trípoli.

PUB

Segundo informações fornecidas à cadeia televisiva Al Jazeera pelos guerrilheiros pró-democracia, foram também capturados 42 apoiantes de Khadafi em Trípoli.

Os rebeldes não avançam com o número de vítimas mortais do seu lado e não existem confirmações independentes dos números avançados. Aliás, é escassa a informação sobre o que se passa no terreno. A cadeia televisiva refere que os rebeldes libertaram mais de trezentos presos de uma cadeia de Trípoli, mas sobre isto não há confirmação.

Apesar de já haver vários grupos de rebeldes a combater em bairros de capital, a linha de combate das forças rebeldes ainda não atingiu Trípoli. Está bastante mais recuada.

Um repórter da televisão britânica SkyNews que acompanha a frente de combate ao lado dos rebeldes diz que as forças alcançaram esta manhã a pequena cidade de Al-Mayah, situada a cerca de trinta quilómetros de Trípoli. Numa entrevista ao comandante dos rebeldes Adel Gharyani acredita que Khadafi já não se encontra na capital líbia e que é provável que se encontre no sul do país.

PUB

Porta-voz do Governo quer negociar com rebeldes

O porta-voz do Governo líbio, Musa Ibrahim, pediu às partes que lutam pelo controlo do poder no país para negociarem e, ao mesmo tempo, garantiu que há «milhares e milhares de soldados preparados para defender Tripoli» do avanço rebelde.

O porta-voz disse ainda que os líderes norte-americano, Barack Obama, britânico, David Cameron, e francês, Nicolas Sarkozy, são os «responsáveis morais de qualquer morte desnecessária».

Número dois de Khadafi diz ao povo para se juntar aos rebeldes

Também Abdessalem Jalloud, ex-numero dois de Khadafi que fugiu de Trípoli na passada sexta-feira, já tinha apelado à tribo dos Guedadfa para renegar o líder líbio.

Numa declaração difundida pela Al Jezeera, o antigo companheiro do coronel apelou à população para se juntar aos rebeldes num movimento de revolta contra Khadafi.

«Cabe aos habitantes de Tripoli, que são um quarto dos habitantes da Líbia, revoltarem-se massivamente», disse Jalloud à Al-Jazira.

PUB

Relacionados

Últimas