Já fez LIKE no TVI Notícias?

Líbano e Israel vão negociar fronteiras em disputa sob mediação da ONU

As negociações entre os dois países “têm por objetivo ajudar no desenvolvimento dos recursos naturais para todos os povos da região”

O Líbano e Israel vão negociar sobre as suas fronteiras marítimas e terrestres em disputa, sob mediação da ONU, anunciou esta quinta-feira o presidente do parlamento libanês, Nabih Berri, uma informação já confirmada pelo governo israelita.

“Em relação à questão das fronteiras marítimas, as reuniões decorrerão de modo contínuo nas instalações das Nações Unidas em Naqura”, sul do Líbano, “sob patrocínio do gabinete do coordenador especial da ONU para o Líbano”, disse Berri numa conferência de imprensa.

PUB

Segundo um comunicado do gabinete do ministro da Energia israelita, Yuval Steinitz, as “discussões diretas” realizar-se-ão após a festa judaica de Sucot, ou dos Tabernáculos, que este ano termina a 10 de outubro.

As negociações entre os dois países “têm por objetivo ajudar no desenvolvimento dos recursos naturais para todos os povos da região”, adianta o comunicado.

Em 2018, o Líbano assinou um primeiro contrato de prospeção de petróleo e gás nas suas águas territoriais, nomeadamente numa zona disputada por Israel.

Berri disse ainda que as duas partes pediram aos Estados Unidos para “desempenhar o papel de mediador e facilitador da delimitação das fronteiras marítimas”, o que foi aceite por Washington.

De acordo com Steinitz, trata-se da primeira vez em 30 anos que vão ocorrer negociações civis entre Israel e o Líbano, após dois anos de contactos indiretos através da administração norte-americana.

Os dois países vizinhos continuam tecnicamente em estado de guerra e uma força de paz da ONU vigia a fronteira no sul do Líbano e assegura a aplicação da resolução 1701 do Conselho de Segurança, aprovada após a guerra de 2006 entre Israel e o movimento xiita libanês Hezbollah, para prevenir um novo conflito.

PUB

Últimas