Já fez LIKE no TVI Notícias?

Oslo: procurador pede oito semanas de preventiva

Relacionados

Pedida audiência à porta fechada, mas autor confesso do massacre quer que esta seja pública

O ministério público norueguês vai pedir, excepcionalmente, oito semanas de prisão preventiva para o suspeito dos atentados de Oslo, quando for presente esta segunda-feira perante um juiz, anunciou o tribunal.

«O procurador vai pedir oito semanas de prisão preventiva para Anders Behring Brivik», anunciou o tribunal de Oslo em comunicado, citado pela agência francesa AFP.

PUB

Segundo o tribunal, «o procurador vai pedir também que a audiência se realize à porta fechada». Mas não é isso que o suspeito deste atentado pretende. Anders Behring Brivik já solicitou que a sua audição seja pública, para que possa explicar o massacre a toda a gente.

Breivik confessou o duplo atentado em Oslo e na ilha de Utoeya. Mas, apesar de confessar os actos, o autor do massacre nega qualquer responsabilidade criminal. Ou seja, alega ser inocente de qualquer acto criminoso.

O seu advogado, Geir Lippestad, disse à cadeia televisiva norueguesa NRK que Breivik quer comparecer em tribunal vestido com um uniforme. É de uniforme militar que aparece numa das suas páginas do Facebook, usada para passar a sua ideologia de extrema direita, xenófoba e anti-islamita - e onde divulgou o manifesto de mais de 1500 páginas - um autêntico manual de terrorismo.

Notícia actualizada às 10h29

PUB

Relacionados

Últimas