Já fez LIKE no TVI Notícias?

Turquia explica intervenção militar no Iraque

Relacionados

PM turco diz que operação se cingirá às posições do Partido dos Trabalhadores do Curdistão

O primeiro-ministro turco afirmou esta terça-feira em Londres que uma eventual intervenção militar turca no Iraque se cingirá às posições do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e que Ancara não tem quaisquer ambições territoriais, refere a Lusa.

«Não temos qualquer preconceito em relação à integridade territorial ou à unidade política do Iraque», declarou Recep Tayyip Erdogan durante uma conferência de imprensa conjunta com o homólogo britânico, Gordon Brown.

PUB

«Qualquer esforço neste sentido visará unicamente o PKK», assegurou o primeiro-ministro turco, cujas declarações foram traduzidas para inglês.

Durante a conferência de imprensa, o primeiro-ministro britânico condenou a «violência terrorista» do PKK.

«Condenamos absolutamente e sem restrições a violência terrorista do PKK», que luta contra Ancara desde 1984, declarou Brown.

Segunda-feira, a secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, e o chefe da diplomacia britânica, David Miliband, tinham apelado em Washington ao Iraque e ao governo da província iraquiana do Curdistão a tomar «medidas imediatas» para por fim às operações do PKK a partir do norte do Iraque.

Em Bagdad, o ministro dos Negócios Estrangeiros turco assegurou hoje que Ancara privilegia «a diplomacia e o diálogo» para solucionar a crise com os rebeldes curdos no norte do Iraque, mas rejeitou qualquer negociação com «terroristas».

Depois de um encontro com Ali Babacan, o chefe da diplomacia iraquiana, Hoshyar Zebari, assegurou que Bagdad iria combater «a ameaça» dos rebeldes curdos.

O PKK, que luta contra o poder central de Ancara desde 1984, anunciou segunda-feira um cessar-fogo unilateral, que se manterá em vigor enquanto os combatentes do PKK não forem atacados pelo exército turco.

Ali Babacan rejeitou a proposta de cessar-fogo condicional do PKK, alegando que Ancara não negoceia com uma «organização terrorista».

PUB

Relacionados

Últimas