Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugueses manifestam-se em Nova Iorque

Relacionados

Comunidade lusa está contra nova lei da reestruturação consular

A comunidade portuguesa do estado de Nova Iorque vai manifestar-se publicamente no domingo, na cidade de Mineola, contra o eventual encerramento do consulado de Portugal neste estado, previsto na proposta de reestruturação consular do Governo, escreve a agência Lusa.

O protesto vai ser feito sob a forma de manifestação de rua, frente ao Portuguese American Center desta cidade, onde residem milhares de portugueses, e que tem como presidente da câmara um cidadão luso-descendente.

PUB

Jack Martins, "mayor" de Mineola, que apoia e vai participar na manifestação, irá receber as mensagens de desagrado da comunidade portuguesa, entre elas um abaixo-assinado com centenas de assinaturas posto a circular pela Escola de Língua Portuguesa Infante D. Henrique, de Mount Vernon, Nova Iorque.

João Crisóstomo, um dos elementos ligados à organização da manifestação, disse à agência Lusa que este movimento integra mais de vinte associações portuguesas só em Long Island, mas espera a adesão de todos os clubes, escolas e igrejas portuguesas do estado.

Este consulado tem cerca de 45 mil cidadãos inscritos só no estado de Nova Iorque e 20 mil no estado de Connecticut, servindo uma população de origem portuguesa estimada em quase 200 mil pessoas.

Toda a comunidade portuguesa do estado de Nova Iorque está unida contra o encerramento do seu consulado, e nos próximos dias esperam-se outras iniciativas, nomeadamente o envio de cartas aos governantes portugueses assinadas pelos líderes comunitários e políticos luso-descendentes eleitos.

PUB

Relacionados

Últimas