Já fez LIKE no TVI Notícias?

Irão: Brown adverte para novas sanções

Relacionados

Caso Teerão não renunciar as suas ambições nucleares

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, advertiu hoje o Irão de que o Reino Unido «pressionará» para que sejam impostas novas sanções contra o regime de Teerão, se não renunciar às suas ambições nucleares, noticia a Lusa.

«Trabalharemos através das Nações Unidas para conseguir isso», disse Brown numa conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo israelita, Ehud Olmert, após um encontro na sua residência oficial de Londres.

PUB

«Queremos deixar absolutamente claro que estamos dispostos e pressionarem para conseguir novas sanções contra o Irão», sublinhou o primeiro-ministro, que insistiu que o governo de Londres não apoia «as ambições nucleares» de Teerão.

Segundo ele, o passo seguinte é o relatório de Novembro sobre a aplicação pelo Irão de um plano de trabalho da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), adiantando que «é nessa base» que o Reino Unido está «disposto a pressionar para conseguir novas sanções na ONU».

«Creio que não deixamos qualquer dúvida, nem do risco que implicam para a comunidade internacional as ambições iranianas de possuir armas nucleares, nem da nossa determinação enquanto nações de trabalhar em conjunto», acrescentou.

Israel quer «mais» do sanções

O primeiro-ministro israelita considerou, por seu turno, que, apesar de as sanções serem «importantes» e «eficazes», não são suficientes, pelo que, segundo ele, «deveria haver mais» até que o Irão suspenda o seu programa nuclear.

PUB

Estas declarações surgem pouco antes de o novo negociador iraniano em matéria nuclear, Sayed Jalili, e o seu antecessor, Ali Larijani, se reunirem, ainda hoje, em Roma com o Alto Representante para a Política Externa da UE, Javier Solana.

Esta reunião será a primeira entre Teerão e a UE sobre o processo nuclear iraniano desde a demissão, sexta-feira, de Larijani, que participará nas novas negociações como representante do líder supremo do Irão, o ayatollah Ali Khamenei, que detém a última palavra em todas as decisões no país.

O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, insistiu hoje que o Irão «não fará marcha-atrás» nos seus planos nucleares e garantiu que «em breve» anunciará «boas notícias» sobre avanços do Irão no âmbito espacial.

PUB

Relacionados

Últimas