Já fez LIKE no TVI Notícias?

Tuberculose «recua» pela primeira vez

Relacionados

Relatório da Organização Mundial de Saúde regista descida em 2010

A tuberculose recuou pela primeira vez no mundo, anunciou esta terça-feira a Organização Mundial de Saúde (OMS), que apela, no entanto, aos países para apoiarem mais a luta contra as variantes da doença resistentes aos medicamentos, escreve a Lusa.

De acordo com o relatório anual da OMS sobre a tuberculose, 8,8 milhões de pessoas apanharam o bacilo da doença no ano passado, contra 9,4 milhões em 2009, uma descida de 1,4 milhões no número de infectados.

PUB

A luta contra a doença necessitará de mais mil milhões de dólares (730 milhões de euros) no próximo ano, refere o documento, segundo o qual o combate à tuberculose multirresistente necessita ser mais financiado.

Em 2010, 46 mil pessoas em todo o mundo receberam tratamento contra a tuberculose multirresistente, apenas 16 por cento da população atingida por esta variante da doença.

Neste caso, os doentes são vítimas de uma bactéria que deixa de responder ao tratamento habitual de seis meses e são submetidos a outra terapia que se prolonga por dois anos e recorre a medicamentos mais fortes e mais caros.

Na última década, os progressos mais notórios ocorreram no Quénia e na Tanzânia, onde os casos de tuberculose recuaram para valores idênticos aos da Sida.

Dois outros avanços assinalados no combate à doença ocorreram no Brasil e na China, onde o número de mortos baixou de 200 mil para 50 mil no espaço de 20 anos.

No mesmo período a prevalência da doença baixou naqueles países para cerca de metade - de 215 para 108 por cada 100 mil habitantes.

PUB

Relacionados

Últimas