Já fez LIKE no TVI Notícias?

Chineses protestam à frente do Carrefour

Relacionados

Reacção a recentes manifestações pró-Tibete em França

Manifestações junto de Embaixada e escola francesas, em Pequim, assim como frente a hipermercados Carrefour, em várias cidades da China, reuniram milhares de pessoas numa reacção a recentes manifestações pró-Tibete em França, noticia a agência Lusa.

Em Wuhan, na província central de Hubei, centenas de pessoas, com bandeiras chinesas e fotografias de Mao Tse Tung, ex-presidente do Comité Central do Partido Comunista chinês, reuniram-se junto às instalações do Carrefour.

PUB

Segundo a televisão Cable TV de Hong Kong, milhares de manifestantes protestaram junto ao Carrefour, em Hefei, na província leste de Anhui.

Uma funcionária do Carrefour confirmou que a manifestação se registou e que o hipermercado foi obrigado a fechar as portas, mas escusou-se a avançar mais informações.

Foram realizadas também manifestações, este sábado, junto de instalações do Carrefour na cidade de Kunming (sudoeste do país), na cidade turística de Xian (norte), bem como no porto de Qingdao.

Os tumultos no Tibete e os protestos em Paris durante a passagem da tocha Olímpica criaram um efeito de «boomerang», havendo um sentimento de revolta na China que se sente injustiçada pela comunicação social ocidental relativamente à independência do Tibete.

Manifestantes em Xian transportavam um fotografia de Jin Jing, um atleta anteriormente pouco conhecido, que se tornou numa figura nacional depois de se ter agarrado à tocha enquanto um apoiante da causa da independência do Tibete tentava arrancá-la de suas mãos, durante a passagem da tocha, em Paris, no passado dia 7.

PUB

A Agencia de notícias Nova China (Xinhua) , avançou que se registaram várias manifestações em Pequim, junto de uma loja Carrefour, bem como em frente da Embaixada francesa, onde se lia num cartaz «Tibete faz parte da China».

A agência Xinhua referiu também uma manifestação em frente da escola francesa, em Pequim.

Os protestos junto da embaixada francesa obrigaram a polícia fechar a rua de acesso à missão diplomática, via que também dá acesso, entre outras instituições, ao consulado de Espanha.

Notícia actualizada às 18h49

PUB

Relacionados

Últimas