Já fez LIKE no TVI Notícias?

Três doentes recebem órgãos de seropositiva

Relacionados

É erro «humano gravíssimo» e «evitável», diz director dos Transplantes

Três doentes italianos, que se submeteram a um transplante de órgãos, foram surpreendidos com a notícia de que a doadora era portadora do vírus do HIV, devido a um erro na transcrição do resultado do teste, noticia o jornal El País.

O grave incidente aconteceu no hospital Careggi de Florencia, onde foram transplantados um fígado e dois rins a três pacientes, depois dos órgãos superarem todos os exames.

PUB

Este trata-se de um erro «humano gravíssimo» e «evitável» e é a primeira vez que ocorre em 40 anos de actividade e 25.000 operações, afirmou numa entrevista o director do Centro Nacional de Transplantes, Alessandro Nani.

Os três pacientes que receberam o transplante foram declarados como doentes de alto risco e estão a ser tratados, com a esperança de manter sob controlo a doença, caso a tenham contraído.

Os órgãos transplantados foram extraídos há alguns dias, no hospital Careggi, de uma mulher que morreu de hemorragia cerebral, e segundo os médicos era «quase seguro» que esta não sabia que era seropositiva.

Os rins e o fígado passaram as provas que certificavam o seu bom funcionamento enquanto que o teste do HIV deu positivo mas o resultado transcrito indicou ser negativo.

PUB

Relacionados

Últimas