Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Não vamos aceitar a independência para o Kosovo»

Relacionados

Presidente sérvio falava no final de ronda negocial para definir o estatuto desta província

O presidente sérvio, Boris Tadic, reiterou esta terça-feira a recusa de Belgrado de uma eventual independência do Kosovo, na abertura da última ronda negocial para definir um estatuto para esta província sob administração da ONU desde 1999, refere a Lusa.

«Não vamos aceitar a independência para o Kosovo», afirmou Tadic aos jornalistas à chegada ao Hotel-Château de Weikersdorf, onde decorrerão durante três dias e à porta fechada as negociações com os kosovares albaneses, sob mediação da troika da União Europeia, Estados Unidos e Rússia.

PUB

«Devemos agora encontrar uma solução pacífica e mutualmente aceite», indicou Tadic, adiantando que se não for o caso «a região será marcada pela instabilidade».

Afirmou, no entanto, que os sérvios «farão tudo o que estiver no (seu) poder para evitar um tal cenário».

«A bola está no campo da delegação kosovar», disse ainda.

Pristina prevê proclamar a independência da província pouco depois de 10 de Dezembro, data em que os mediadores têm de apresentar um relatório sobre o processo negocial ao secretário-geral da ONU.

O primeiro-ministro kosovar indicado, Hashim Thaci, vencedor das eleições de 17 de Novembro, sublinhou, por seu turno, aos jornalistas em Baden, que os kosovares «merecem ser independentes».

PUB

Relacionados

Últimas