Já fez LIKE no TVI Notícias?

Kosovo: tropas portuguesas «de prevenção»

Relacionados

Em vésperas de eleições legislativas, contingente português pode ser chamado a intervir em qualquer ponto do território

Os militares portugueses no Kosovo «estão de prevenção» no aquartelamento de Pristina e o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) está a fazer «em permanência» uma avaliação da situação no território em vésperas das legislativas de domingo, informa a Lusa.

Um porta-voz do EMGFA afirmou que, com o aproximar das eleições, «não houve necessidade de tomar medidas excepcionais de segurança", mantendo-se os militares portugueses «de prevenção» em Slim Lines, nos arredores de Pristina.

PUB

Portugal tem 297 militares em Pristina, o contingente mais numeroso de todas as forças nacionais destacadas, composto por um batalhão do regimento de Infantaria 14, de Viseu, integrados na força multinacional destacada no Kosovo (KFOR).

De todas as missões do Exército no Kosovo, esta é a mais delicada, dado que coincide com a fase crítica da definição do estatuto final do território.

Para domingo estão previstas eleições legislativas, aproximando-se também a data de entrega, a 10 de Dezembro, pela «troika» - União Europeia (UE), Estados Unidos e Rússia - do relatório ao secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, sobre o futuro estatuto do território.

PUB

Relacionados

Últimas