Já fez LIKE no TVI Notícias?

Campanhas de opositores de Chávez suspensas

Relacionados

Venezuela: decisão visa anúncios de defensores do «não» no referendo da reforma constitucional

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, ordenou hoje a suspensão de dois anúncios publicitários de defesa do «Não» no referendo à reforma constitucional proposta pelo presidente Hugo Chávez, noticia a Lusa.

Germán Yépez, reitor principal do CNE, que no sábado tinha aprovado os anúncios, explicou que faltava o parecer da Comissão de Participação Política e de Financiamento daquele organismo e a inscrição no CNE de «Um Novo Tempo» (UNT), o partido que foi a principal força de oposição a Chávez nas eleições presidenciais de Dezembro de 2006.

PUB

Segundo aquele responsável, além do UNT, ainda não formalizaram a sua inscrição os partidos opositores Primeiro Justiça, o Partido Social Cristão (Copei) e o Movimento Ao Socialismo.

Segundo Enrique Márquez, porta-voz do UNT, a suspensão da publicidade «é um procedimento administrativo injusto» porque «cerceia a possibilidade de [quem defende o "nâo"] ter um anúncio no ar» e insistiu em que o partido cumpriu «os requerimentos mínimos» para fazer campanha no âmbito do referendo previsto para Dezembro.

Por outro lado, Vicente Díaz, também reitor do Conselho Nacional Eleitoral, em declarações ao canal televisivo de notícias Globovisión, atribuiu a suspensão a uma «confusão» e explicou que as campanhas estavam dentro dos parâmetros permitidos, «tanto em conteúdo como em procedimento, e por isso se autorizou a sua difusão».

Vicente Díaz anunciou que solicitou uma reunião com a presidente do CNE, Tibisay Lucena, e os outros reitores para debater a questão.

PUB

Relacionados

Últimas