Já fez LIKE no TVI Notícias?

Português raptado na Venezuela

Relacionados

Agricultor está sequestrado há três dias. Foi levado por cinco homens armados de uma das fazendas de que é proprietário. Filho ainda tentou seguir rasto do veículo onde o pai foi levado, mas não conseguiu. 23 portugueses já foram sequestrados na Venezuela. Último cidadão luso pagou resgate para regressar a casa

[Última actualização às 15h30]

Um agricultor português, José Manuel Vieira, 48 anos, está sequestrado desde há três dias na Venezuela, disseram à Agência Lusa fontes policiais.

PUB

O sequestro ocorreu em Farriar, no município de Veroes, da cidade de San Felipe, Estado de Yaracuy (350 quilómetros a oeste de Caracas) onde o agricultor produz cana-de-açúcar e possui várias fazendas, a maioria delas alugadas a terceiros.

Comerciantes da localidade explicaram à Agência Lusa que o sequestro ocorreu na última terça-feira, pelas 07:30 horas locais (11:30 em Lisboa), quando o agricultor foi abordado por cinco indivíduos armados numa fazenda da qual é proprietário.

«Ele conversava com uma pessoa a quem tinha alugado uma área da fazenda onde estão uns armazéns, quando os sequestradores chegaram e foi obrigado a subir a um veículo Chevrolet, modelo Vitara, cinzento», disse à Agência Lusa um comerciante da localidade.

A mesma fonte sublinhou que os raptores saíram da fazenda em direcção a uma pequena povoação chamada Pueblo Nuevo.

«Um filho e vários trabalhadores tentaram seguir a camioneta até à via que dá ao Estado de Falcón (100 quilómetros a norte do lugar) mas terminaram por perder o rasto e regressaram», frisou.

PUB

A Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas anunciou que está acompanhar o caso. Fonte disse à agência Lusa que se trata de um luso-descendente, cujos pais são madeirenses. «As autoridades portuguesas, através das estruturas diplomáticas, estão em contacto com a família», adiantou a mesma fonte, escusando-se a revelar mais pormenores, alegando «a salvaguarda do interesse da pessoa sequestrada».

As investigações estão a ser dirigidas pelo comissário Gervacio Vera, chefe da delegação de San Felipe do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminalísticas (CICPC, antiga Polícia Técnica Judiciária).

Uma fonte desse organismo confirmou telefonicamente à Agência Lusa que o sequestro tinha ocorrido e que as investigações estavam em curso.

Adiantou ainda que o veículo usado pelos raptores estava identificado, mas recusou-se a avançar mais pormenores.

O emigrante, que vários portugueses dizem ser natural da Madeira, reside na urbanização Altos de Yurubí, em San Felipe.

PUB

Relacionados

Últimas