Já fez LIKE no TVI Notícias?

Equador e Colômbia chegam a acordo

Relacionados

«Depois de 14 horas de negociações». Colômbia aceita que violou a soberania e o território do Equador

A OEA aprovou esta quarta-feira por unanimidade a resolução acordada pelo Equador e Colômbia sobre o conflito que opõe os dois países, na qual se reconhece que o Governo colombiano violou a soberania e a integridade territorial equatoriana.

O consenso entre ambos os países foi alcançado depois de «14 horas de negociações», segundo o embaixador do Panamá junto da OEA (Organização dos Estados Americanos), Arístides Royo, que liderou o grupo de trabalho que elaborou o acordo sobre a resolução.

PUB

Equador: exige desculpas de Bogotá

Colômbia acusa Chávez de genocídio

A ministra dos Negócios Estrangeiros do Equador, María Isabel Salvador, bem como o embaixador da Colômbia junto da OEA, Camilo Ospina, manifestaram-se satisfeitos com o consenso alcançado, que foi acolhido pelos 34 países membros com aplausos.

Quito e Bogotá chegaram a acordo em três pontos do texto, que se referem à violação da soberania do território equatoriano, à reunião de consulta de ministros dos Negócios Estrangeiros e à criação de uma comissão exploratória, assinalaram fontes diplomáticas.

No texto da resolução, a Colômbia aceita que violou a soberania e o território do Equador, bem como o Direito Internacional, embora o documento não contenha a palavra condenação, como pedira inicialmente a delegação equatoriana, o que, ainda assim, constitui um revés para o Governo do presidente colombiano, Álvaro Uribe.

PUB

O documento também estabelece a realização de uma reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros a 17 de Março, em Washington, e a criação de uma comissão exploratória, e não de investigação como solicitara o Equador.

A missão da comissão é, segundo as mesmas fontes, viajar até à fronteira entre a Colômbia e o Equador para recolher dados, elaborar um relatório e levá-lo posteriormente à reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros.

Além destes aspectos, a Colômbia incluiu um apelo aos 34 Estados membros da OEA para que «cumpram com o seu compromisso na luta contra o terrorismo».

Em declarações à imprensa, o embaixador da Venezuela na OEA, Jorge Valero, mostrou-se satisfeito com o consenso alcançado e destacou que, embora este não contenha a palavra «condena», estabelece um precedente ao evidenciar que o território de um Estado é inviolável.

O Conselho Permanente da OEA reuniu-se hoje de urgência, a pedido do Equador. A crise diplomática entre a Colômbia e o Equador, apoiado pela Venezuela, tem na origem a operação realizada sábado por militares colombianos contra a guerrilha das FARC em território equatoriano, durante a qual foram mortos o «número dois» das FARC, Raul Reyes, e cerca de vinte outros guerrilheiros.

Na sequência da incursão, o Equador cortou segunda-feira as relações diplomáticas com Bogotá e a Venezuela, aliado solidário, expulsou o embaixador da Colômbia, antes de os dois países terem começado a destacar tropas para a fronteira com a Colômbia.

PUB

Relacionados

Últimas