Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sete aeroportos espanhóis fechados por causa de cinza vulcânica

Relacionados

Aeroporto de Barcelona cria comité de crise como medida preventiva

A AENA, entidade que regula os aeroportos espanhóis, decidiu encerrar, por motivos de segurança, sete aeroportos no norte do país, entre as 20:00 deste sábado e, pelo menos as 10:00 de domingo, noticia a agência Lusa.

Trata-se dos aeroportos de Astúrias, Santander, Bilbau, San Sebastian, Vitoria, Pamplona e Logronho, encerrados devido à penetração da nuvem de cinza no espaço aéreo espanhol.

PUB

A medida afectará pelo menos 22 voos programados durante o período do fecho, que pode ser ampliado e alargado a outros aeroportos caso a situação assim o necessite.

Comité de crise em Barcelona

Já em Barcelona, as autoridades do aeroporto de El Prat criaram um comité de crise como medida de prevenção perante possíveis complicações adicionais causadas pela nuvem de cinza.

Fontes da AENA, entidade que gere os aeroportos espanhóis, explicaram que o comité de crise inclui responsáveis de empresas aéreas e efectivos de segurança e foi criado «à espera do que possa ocorrer nas próximas horas».

A preocupação é que essa nuvem continue a avançar para sul e condicione o espaço aéreo espanhol, o que poderia afectar os planos do Presidente da República, Cavaco Silva, e da sua comitiva que estão em viagem entre Praga e Barcelona, com passagem por Estrasburgo ¿ onde pernoita este sábado ¿ de onde deveria seguir, depois, em avião da Força Aérea para Lisboa.

PUB

Relacionados

Últimas