Já fez LIKE no TVI Notícias?

Nuvem de cinza estende-se a mais países

Relacionados

Já há 21 espaços aéreos afectados e a situação pode piorar

ACTUALIZADA ÀS 13h10

Pelo menos 21 países estão a ser afectados pela nuvem de cinzas causada pelo vulcão da Islândia

PUB

Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Irlanda, Holanda, Polónia, Reino Unido, República Checa, Suécia, Noruega, Eslovénia, Roménia, Itália, Suíça, Hungria, Croácia, Ucrânia e Luxemburgo têm parte ou o total do seu espaço aéreo fechado.

Nuvem de cinzas aproxima-se de Portugal

Cavaco regressa de Praga de carro

Segundo a Eurocontrol, organização europeia para a segurança do espaço aéreo, a situação manter-se-á pelo menos durante mais 24 horas.

Fonte da AENA, que regula os aeroportos espanhóis, explicou à Lusa que a nuvem se está a movimentar para leste, começando a afectar outros países.

Mais voos cancelados em Portugal...

356 voos foram cancelados nos aeroportos nacionais até ao meio dia deste sábado, sendo a maioria dos destinos e origens da Europa Central e do Norte, sobretudo do Reino Unido, anunciou a ANA - Aeroportos de Portugal.

PUB

«A maioria dos destinos e origens destes voos continuam a ser na Europa Central, Europa do Norte e sobretudo Reino Unido», segundo informação publicada na página da ANA.

No Aeroporto de Lisboa foram cancelados 155 voos (73 partidas e 82 chegadas), enquanto no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, foram cancelados 61 voos (30 partidas e 31 chegadas).

Foram também suspensos 120 voos no Aeroporto de Faro (60 partidas e 60 chegadas) e dois voos (uma partida e uma chegada) no Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada.

No Aeroporto da Madeira, infra-estrutura gerida pela ANAM - Aeroportos da Madeira, foram cancelados 18 voos, sendo que nove se referem a partidas e nove a chegadas.

A ANA Aeroportos de Portugal aconselha os passageiros que tenham os seus voos planeados para este sábado e domingo que contactem as companhias aéreas ou as agências de viagem para conhecerem o estado dos seus voos antes de se dirigirem para os aeroportos.

... e no resto da Europa

PUB

Cerca de 16 mil voos foram cancelados só este sábado na Europa. Segundo os últimos dados da Agência Europeia para a Segurança da Navegação Aérea - Eurocontrol, em condições normais operariam 22 mil voos mas apenas partiram cerca de seis mil.

O Eurocontrol sublinha que não é possível a aterragem e a descolagem de aviões civis na «maior parte do norte e centro da Europa».

O número de voos cancelados entre Espanha e o resto da Europa pode atingir os 2.000 só este sábado. Parte da rota aérea entre Barcelona e as Astúrias vai ser encerrada a partir das 14h00 devido à proximidade da nuvem.

A Grã-Bretanha anunciou o prolongamento da interdição do seu espaço aéreo por seis horas até às 18h00 GMT deste sábado e restabeleceu as restrições na Escócia.

Os 16 aeroportos internacionais alemães vão permanecer encerrados pelo menos até às 14h00 (13h00 de Lisboa) deste sábado, comunicou a Agência de Segurança Aeronáutica (DFS).

«Trata-se de uma decisão provisória, e ao longo da manhã de sábado reanalisaremos as formas de proceder», disse uma porta-voz da DFS, não excluindo a hipótese de o referido prazo ser prolongado.

PUB

Os três aeroportos de Paris ficarão encerrados ao tráfego aéreo pelo menos até às 20h00 locais (19h00 em Lisboa).

Além dos aeroportos da capital francesa, outros 23 aeroportos franceses estarão igualmente encerrados até às 20h00, segundo a Direcção-geral da Aviação Civil, citada pela agência France Presse.

Em todos os outros aeroportos de França, o tráfego aéreo mantém-se perturbado.

PUB

Relacionados

Últimas