Já fez LIKE no TVI Notícias?

Nuvem de cinza: mais de 400 voos cancelados em Portugal

Relacionados

Oficial: Cavaco Silva está retido em Praga

Quatrocentos e vinte seis voos foram cancelados entre quinta-feira e sexta-feira em Portugal, na sequência da erupção vulcânica na Islândia que provocou uma nuvem de cinza na Europa. A impossibilidade de voar está também a afectar o regresso de Cavaco Silva a Portugal.

Cavaco retido, mas «desconstraído»

PUB

O Presidente da República vai ficar pelo menos até sábado de manhã em Praga, adiando o regresso a Lisboa previsto para o final da tarde de hoje. O espaço aéreo da República Checa encerrou esta manhã às 12:00 locais (11:00 em Lisboa), devido à nuvem de cinzas vulcânicas proveniente da Islândia.

O cancelamento de voos da TAP afectou hoje cerca de nove mil passageiros, que poderão alterar as suas reservas para datas posteriores sem qualquer penalização, assegurou a transportadora aérea.

De acordo com um comunicado da TAP, foram cancelados 45 voos da transportadora nacional ao longo do dia para Copenhaga, Estocolmo, Helsínquia, Oslo, Londres, Amesterdão, Bruxelas, Hamburgo, Varsóvia, Luxemburgo, Budapeste, Frankfurt e Paris.

Entre quinta-feira e hoje a TAP cancelou um total de 62 voos, o que afectou cerca de 12 mil passageiros. A TAP diz que assim que tenha autorização para retomar a sua operação para os destinos referidos anunciará os horários dos voos.

No conjunto dos aeroportos nacionais geridos pela ANA e pela ANAM - Aeroportos da Madeira, foram hoje cancelados 263 voos, até ao final do dia. Na quinta-feira tinham sido cancelados 163 voos nos aeroportos portugueses.

PUB

Mais de um milhão de passageiros afectados

A maioria dos destinos e origens destes voos são na Europa Central, Europa do Norte e sobretudo Reino Unido. As autoridades de controlo aéreo da Suíça, da Hungria e da Roménia já anunciaram o encerramento do seu espaço.

O Gabinete federal da aviação civil da Suíça anunciou que o espaço aéreo será encerrado a partir das 00:00 (23:00 em Lisboa) como medida de precaução. Durante a madrugada, as autoridades suíças decidirão se prolongam o encerramento para além das 09:00 de sábado. Na Hungria, a autoridade nacional de aviação anunciou o encerramento do espaço aéreo por 24 horas, a partir das 17:00 TMG (18:00 em Lisboa). Também Milão pondera encerrar o aeroporto.

A companhia aérea Ryanair decidiu a cancelar todos os voos, até às 13h00 de segunda-feira, de e para o Norte da Europa. Em causa estão os voos de e para a Grã-Bretanha, Irlanda, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suécia, Bélgica, Holanda, norte de França, norte da Alemanha, Polónia e estados bálticos.

PUB

Mais de cem voos cancelados só em Lisboa

Lisboa foi hoje o aeroporto mais penalizado em Portugal, com 107 voos cancelados, sendo que 57 se referem a partidas e 50 a chegadas.

No Aeroporto de Faro foram cancelados 86 voos, no aeroporto Francisco Sá Carneiro (Porto) foram cancelados 53 voos e no aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, foram cancelados 2 voos. No Aeroporto da Madeira foram cancelados 15 voos, sendo que 8 se referem a partidas e 7 se referem a chegadas, diz um comunicado da ANA.

A ANA aconselha a todos os passageiros que tenham os seus voos planeados para hoje e para sábado «que contactem as companhias aéreas em que pretendem viajar ou as suas agências de viagem para conhecerem o estado dos seus voos antes de se dirigirem para os aeroportos».

Situação pode vir a ser «dramática»

O vice-presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP) disse hoje que os prejuízos do cancelamento de voos na Europa são grandes, acrescentando que se o encerramento do espaço aéreo se prolongar nos próximos dias «será verdadeiramente dramático».

PUB

Relacionados

Últimas