Já fez LIKE no TVI Notícias?

Carros podem ser mais baratos 7% com fim de dupla tributação

Relacionados

Comprar carro poderia ficar entre 1,26 e 7 por cento mais barato se o Estado prescindisse das receitas do IVA.

As contas foram feitas pela Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA) depois de a Comissão Europeia ter instado Portugal a pôr fim à cobrança de um imposto sobre outro imposto, diz o «Correio da Manhã».

Em decisão anunciada ontem, a Comissão Europeia pediu formalmente a Portugal que «altere a legislação no que respeita à inclusão do montante do imposto nacional de matrícula automóvel no valor tributável para efeitos de IVA».

PUB

Bruxelas estabelece um prazo de dois meses para que o Governo português proceda a esta alteração, caso contrário apresentará o caso ao Tribunal de Justiça das Comunidade Europeias.

A tributação automóvel foi alterada no passado dia 1 mas o ISV continua a ser incluído no cálculo do IVA, e o sector não está optimista quanto à possibilidade de o Estado prescindir desta fonte de receita.

«Se forem válidos em relação ao novo imposto automóvel, os argumentos da Comissão Europeia obrigarão o Estado a deixar de incluir o valor desse imposto na cobrança de IVA; mas o Governo poderá aumentar a taxa do imposto automóvel, para evitar a perda de receitas», explicou ao Correio da Manhã Manuel Teixeira Fernandes, especialista em fiscalidade automóvel.

PUB

Relacionados

Últimas