Já fez LIKE no TVI Notícias?

FMI: dólar tem «resistido bem» à crise

Strauss-Kahn diz que moeda continuará a ser referência

O Director-Geral do Fundo Monetário Internacional, Dominique Strauss-Kahn, afirmou que o dólar deverá permanecer muito tempo como moeda de referência na economia mundial, considerando que está a reagir bem à crise vivida pelos Estados Unidos.

«Não vejo razão pela qual o dólar não deverá continuar a ser a referência no Mundo», respondeu Strauss-Kahn, perante uma questão sobre o futuro do sistema monetário internacional, no Clube nacional da imprensa em Washington, escreve a Lusa.

PUB

«Há várias razões para pensar que, quando a crise terminar, estaremos sempre num sistema onde o lugar do dólar norte-americano será praticamente o mesmo», insistiu.

«O que é mesmo surpreendente é que o dólar se comporta bem nesta crise», sublinhou.

«Se tivéssemos dito há dois anos aos economistas que haveria tal crise, com tal montante de activos tóxicos, com estes problemas para a economia mundial, tudo com origem nos Estados Unidos, e se lhes tivéssemos perguntado quais seriam as consequências para o dólar, todos teriam dito que seria um desmoronamento da moeda. Mas isso não aconteceu», considerou.

PUB

Últimas