Já fez LIKE no TVI Notícias?

FMI: «Sem ajuste no valor das divisas não haverá reequilíbrio da economia»

Relacionados

Strauss-Khan critica facto de alguns países estarem a usar moedas como «arma»

O director do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Khan, disse esta quinta-feira que o reequilíbrio global que é necessário não poderá ocorrer sem um ajuste no valor das divisas mundiais.

Por outro lado, Strauss-Khan criticou o facto de alguns países estarem a usar as suas moedas como uma «arma», numa referência à decisão de algumas nações de manterem artificialmente baixas as suas divisas.

PUB

Durante uma conferência de imprensa para assinalar a assembleia anual do organismo, o director do FMI sublinhou que não pode haver soluções nacionais para uma crise global, pelo que é necessário agir de forma coordenada, escreve a Lusa.

O FMI assinalou que as moedas dos países emergentes, sobretudo o iene chinês, têm de se valorizar e que as divisas dos países avançados, com o dólar à cabeça, precisam de perder valor.

Por isso mesmo considerou que o FMI pode ser o fórum adequado para discutir a situação actual dos câmbios, algo sugerido quarta feira pelo secretario do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, quando também apelou à China para que valorize a sua moeda.

Strauss-Khan insistiu, por outro lado, que este se trata de um problema que levará «tempo» a solucionar.

PUB

Relacionados

Últimas