Já fez LIKE no TVI Notícias?

Apito dourado: 20 acusações em 56 inquéritos

PGR publica dados sobre processo. Pinto da Costa e major não comentam

[Última actualização às 13h]

Veja aqui o memorando completo. Clique em «Actualidades».

PUB

A Procuradoria-geral da República publicou esta quarta-feira um novo memorando sobre o processo do «Apito Dourado» e a situação dos inquéritos dele retirados.

Do processo mãe foram constituídos «56 inquéritos por eventual corrupção desportiva e crimes associados, tendo por objecto jogos de futebol», lê-se no memorando. Destes, estão três pendentes. Dos 53 concluídos, 32 inquéritos foram arquivados e 20 terminaram com acusação.

Desde que a ECPAD (Equipa Coordenadora do processo «Apito Dourado») assumiu a sua função, em Janeiro do corrente ano, foram arquivados 14 inquéritos e mais 17 terminaram com acusação.

Antes de Maria José Morgado assumir a liderança do caso, antes de Janeiro de 2007, tinham sido arquivados 19 inquéritos e feitas 3 acusações.

Do memorando de Maria José Morgado divulgado esta quarta-feira é ainda possível perceber que mais de metade dos casos terminaram com «acusação» (cerca de 54,84 por cento). Cerca de 45,16 por cento dos inquéritos foram arquivados.

PUB

Dos inquéritos que resultaram em acusações incluem-se dois jogos do FC Porto relativos à época 2003/2004 (contra o Beira-Mar e o Estrela da Amadora), dois do Nacional da Madeira (contra Marítimo e Benfica) e um jogo do Boavista contra o Estrela da Amadora, escreve a Lusa.

Também se inclui nas acusações o processo relativo à viciação de classificações de árbitros, no qual o ex-presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol Pinto de Sousa é acusado de 144 crimes.

Pinto de Sousa, de férias no Algarve, escusou fazer comentários sobre o assunto à SIC, alegando ainda não ter sido notificado.

Valentim Loureiro também não quis fazer comentários, enquanto Pinto da Costa esteve ausente do treino da equipa de futebol, esta quarta-feira, e fez saber que também não ia falar sobre o processo.

Veja aqui. Clique em «Actualidades».

PUB

Últimas