Já fez LIKE no TVI Notícias?

Paraísos fiscais: lista negra está vazia

Relacionados

Uruguai, Costa Rica, Filipinas e Malásia comprometeram-se a proceder a trocas de informações fiscais

O secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, anunciou esta terça-feira que os quatro últimos países da «lista negra» dos paraísos fiscais (Uruguai, Costa Rica, Filipinas e Malásia) já se tinham comprometido a proceder a trocas de informações fiscais.

«Quinta-feira, comunicamos ao G20 o facto de que havia quatro jurisdições que não aplicavam ainda de forma alargada as normas internacionais» relativa a trocas de informações fiscais, lembrou Gurría numa conferência de imprensa em Paris.

PUB

«Estas quatro jurisdições comprometeram-se plenamente desde então em proceder a trocas de informações fiscais em função na OCDE», anunciou o secretário-geral da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento económicos (OCDE).

O Uruguai, a Costa Rica, as Filipinas e a Malásia deverão juntar-se aos 38 países inscritos na «lista cinzenta» publicada pela OCDE, que reagrupa os países que assumiram o compromisso de trocar informações fiscais, mas que ainda não assinaram 12 acordos bilaterais com os Estados membros da organização.

«Das 84 jurisdições que a OCDE segue regularmente, não há mais nenhuma que se enquadre na lista negra», acrescentou Angel Gurría, que destacou o «progresso muito significativo» permitido pela mobilização dos dirigentes reunidos em Londres a 2 de Abril para a cimeira do G20.

PUB

Relacionados

Últimas