Já fez LIKE no TVI Notícias?

Estudo revela que salários vão aumentar 3,5% em 2008

Relacionados

Análise da Mercer refere subida «um pouco acima da média» europeia

Os salários vão aumentar 3,5 por cento, valor acima da inflação prevista de 2,3%. A conclusão é do relatório sobre tendências salariais a nível mundial da consultora Mercer e engloba 62 países.

O crescimento dos salários 1,2 pontos percentuais acima da inflação representa «um acréscimo nos salários reais em Portugal, um pouco acima da média da Europa Ocidental», refere o Partner da Mercer, Paulo Machado em comunicado.

PUB

Na restante Europa Ocidental, a média de aumentos salariais para o próximo ano deverá ser de 3,4%. Deste grupo de países, a Irlanda é o país mais beneficiado, com um crescimento nos ordenados de 4,7%, um aumento 2,6 p.p. acima da inflação. Já na Europa do Leste, o cenário altera-se com os crescimentos previstos muito acima do Ocidente, na ordem dos 6,9%. Contudo, como se espera um aumento acentuado da taxa de inflação, os aumentos deverão ser apenas 2,3 pontos acima desta.

Índia lidera aumentos nos 62 países em análise

No total dos 62 países analisados, a Mercer conclui que o aumento do salário médio para 2008 deve atingir 6%. Entre os países que mais vão crescer está a Índia, que deverá ter uma subida de ordenados da ordem dos 14,1%, com quase 10 p.p. acima da inflação.

«Algumas empresas multinacionais estão a registar poupanças de cerca de 75% nos custos laborais, através do recurso à mão-de-obra dos mercados emergentes. O outro lado da moeda é que, normalmente, necessitam de efectuar investimentos superiores em equipas de supervisão e na formação interna», acrescentou Paulo Machado.

A informação apresentada neste relatório envolve cinco níveis hierárquicos: operacionais, empregados de escritório, técnicos, gestores e executivos seniores. Os aumentos salariais apresentados reflectem a média de todas as categorias apresentadas, diz a Mercer.

PUB

Relacionados

Últimas