Já fez LIKE no TVI Notícias?

Recessão: Constâncio prevê contracção de 0,8% em 2009

Relacionados

Crescimento de 0,3% em 2010

O Banco de Portugal acaba de rever em baixa as previsões económicas para 2009, prevendo mesmo uma retracção de 0,8 por cento. Ou seja, a recessão vai dominar este ano.

O novo valor, apresentado por Vítor Constâncio em conferência de imprensa, representa uma forte descida face à sua anterior previsão, que apontava para um crescimento de 1,3% este ano.

PUB

O governador disse ainda que 2010 será um ano já de alguma recuperação, mas ligeira, esperando um crescimento de 0,3%.

A estimativa para 2008 foi também revista em baixa de 0,5 para 0,3%.

Recorde-se que também o Governo e outras entidades tinham já revisto em baixa as respectivas projecções para 2009. No seu Orçamento para este ano, o Governo prevê um crescimento de 0,6% do PIB. Por seu lado, o Fundo Monetário Internacional e a Comissão coincidem ao estimar um crescimento de apenas 0,1% para Portugal.

Mas o mais pessimista era, até agora, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) que calcula uma retracção de 0,2%.

O primeiro-ministro disse esta segunda-feira, em entrevista à SIC, que o cenário de recessão «é cada vez mais provável».

José Sócrates sublinhou que, em função da gravidade da actual crise financeira, vai rever algumas metas, nomeadamente o PIB e o emprego.

PUB

Relacionados

Últimas