Já fez LIKE no TVI Notícias?

Previsões de Bruxelas: oposição aconselha Governo

Relacionados

Partidos «sem esperança», temem aumento do desemprego

O PSD não tem dúvidas sobre o que deve fazer o Governo para combater o futuro negro que se avizinha, segundo as previsões da Comissão Europeia, conhecidas esta segunda-feira.

Para António Borges, com estas estimativas que traçam um cenário pessimista para a economia portuguesa, «vai ser preciso reorientar a política económica, pôr as empresas a funcionar de forma diferente, torná-las mais competitivas e dar-lhes outra capacidade de sobrevivência».

PUB

Em declarações à TVI24, o social-democrata não esconde temer o pior: «Sem outra política económica não há grande esperança».

Veja aqui a reacção dos partidos às previsões de Bruxelas

Para o CDS-PP, «estes números demonstram o que vemos todos os dias, com empresas a fechar portas».

Por isso, Pedro Mota Soares traça o caminho a seguir para contrariar as previsões europeias que dão conta de uma taxa de desemprego que ultrapassa os 9%.

«É preciso estimular as Pequenas e Médias Empresas» (PME), insiste o democrata-cristão, que fala ainda na necessidade de «criar uma almofada social».

«Vamos ter mais de meio milhão de desempregados em Portugal», garante Mota Soares. E «é preciso estarmos preparados para esta realidade».

O CDS-PP assevera ainda da necessidade de corrigir o Orçamento de Estado, hipótese descartada para já pelo ministro das Finanças. «Há um conjunto de dados que têm sido sistematicamente alterados pela realidade».

PUB

Também José Lourenço, do PCP, em reacções às estimativas de Bruxelas, aponta para uma «recessão profunda e duradoura».

Veja a reacção do ministro das Finanças

«A recessão confirma-se em 2009» e, segundo estas previsões, «também em 2010. A nossa economia vai sofrer a reacção mais profunda e duradoura que há memória».

Para o deputado comunista, esta recessão vai ainda conduzir para a subida do nível de desempregados, que, segundo as contas do parlamentar, irá ultrapassar os 600 mil desempregados para 2009 e 2010.

PUB

Relacionados

Últimas