Já fez LIKE no TVI Notícias?

Grécia: greve encerra principal porto do país

Trabalhadores portuários bloqueiam Pireu, de onde saem os ferryboats

A greve dos trabalhadores portuários está a bloquear hoje o principal porto Grego, o de Pireu, em mais uma jornada de protestos contra as medidas de austeridade impostas pelo governo para reduzir o défice do Estado.

Sindicados ligados ao Partido Comunista grego pararam todos os navios que saíram de Pireu, apesar de uma ordem do tribunal ter considerado a greve ilegal, destaca a Lusa.

PUB

Segundo disse à agência noticiosa AFP uma porta-voz da guarda costeira grega, passageiros de sete ferryboats que esperavam embarcar foram bloqueados.

«Não está nada a funcionar», disse, acrescentado que «um grupo de 80 grevistas impendem os navios de navegar».

Os sindicatos afetos ao Partido Comunista grego ignoraram os apelos dos sindicato dos marinheiros para parar com o bloqueio e estão mesmo a preparar protestos noutras cidades gregas, numa ação que poderá durar até quinta-feira.

Também os trabalhadores dos caminhos de ferro estão a fazer uma série de paralisações de duas horas que vão durar até quinta-feira, afetando os serviços de comboios intercidades assim como os serviços com destino ao Aeroporto Internacional de Atenas.

A programação regular da televisão estatal está também interrompida devido a um greve de 24 horas dos jornalistas contra os cortes orçamentais.

A 29 de junho, a Grécia vive a quinta greve geral desde o início do ano.

PUB

Últimas