Já fez LIKE no TVI Notícias?

PS garante que não recuou na descida da TSU

Relacionados

João Tiago Silveira explica que medida sempre dependeu da consolidação das novas fontes de financiamento da Segurança Social

No Projeto de Programa Eleitoral do Partido Socialista, apresentado esta quarta-feira, os socialistas apresentam uma , fazendo-a depender da "consolidação" de novas fontes de financiamento. Já a TSU dos trabalhadores não está inscrita na proposta, mas António Costa já veio garantir que é mesmo para baixar no próximo ano.

O PS garante que não recuou na descida da taxa social única (TSU) destinada aos empregadores, de quatro pontos percentuais até 2018.

O coordenador do programa eleitoral, João Tiago Silveira, sustentou na TVI24 que não houve alteração na formulação desta medida já constante no cenário macroeconómico.

Ou seja, segundo o ex-secretário de Estado, esta medida sempre esteve dependente da consolidação das novas fontes de financiamento da Segurança Social, casos do IRC social ou do imposto sobre heranças superiores a um milhão de euros.

PUB

João Tiago Silveira alegou ainda que uma medida que fez descer a TSU dos empregadores teria sempre de estar sujeita à discussão pela concertação social.

"A ideia [de que houve recuo] não corresponde à verdade. A diferença entre o que dizemos no projeto de programa e o relatório dos economistas é quase nada. Dizemos é uma coisa óbvia, que isto será negociado na concertação social. E dizemos a mesma coisa: que o esforço é gradual e poderá ser possível reduzir as taxas da TSU à medida que o esforço de novas formas de financiamento for sendo concretizado." 

versão mais "cautelosa" da proposta de descida da TSU das empresas

Já em resposta à Lusa, o coordenador do programa eleitoral do PS afirmou que os socialistas mantêm a intenção de eliminar a sobretaxa de IRS em 2017 e reduzir o IVA da restauração de 23 para 13%.

Nestas duas matérias, "nada mudou" entre a apresentação do cenário macroeconómico "e a apresentação do projeto de programa eleitoral do PS", declarou à agência Lusa João Tiago Silveira, atual diretor do Gabinete de Estudos dos socialistas.

No caso da sobretaxa, no projeto de programa apresentado esta quarta-feira não se estabelecem prazos, mas o cenário macroeconómico falava em dois anos.

PUB

Relacionados

Últimas