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Alcochete «operacional» em 2017

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Mário Lino diz que decisão definitiva sobre localização de aeroporto acontecerá dentro de «mês e meio». CDS-PP pergunta: «E maintenant, senhor ministro?» Veja o estudo do LNEC Diga-nos a sua opinião

O movimento Movimento Pró-Ota descreveu a opção como . E na lista dos descontentes, um professor universitário de Coimbra satirizou a forma como foi feito o desempate entre as duas possíveis localizações: .

O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, disse que o novo aeroporto internacional de Lisboa, cuja localização preliminar foi anunciada esta quinta-feira para Alcochete, «estará operacional em 2017». A previsão do governante foi feita nos telejornais da noite da TVI, RTP e SIC. E o leitor? concorda com a escolha do Governo?

«O aeroporto estará operacional em 2017», adiantou Mário Lino, interrogado sobre o prazo em que abrirá o novo aeroporto de Alcochete, nos estúdios da televisão privada TVI durante o jornal da noite.

Mário Lino admitiu ainda que levará «mês e meio» a realização de uma avaliação ambiental estratégica, de consulta pública obrigatória, que é necessária para tornar definitiva a solução Alcochete.

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Garantiu que não se sente «fragilizado» nem «desautorizado» por ter sido escolhida a solução Alcochete que agora defende «convictamente», quando antes defendia a OTA e salientou que ficou encarregado pelo Governo de «conduzir» e «continuar» este processo.

A longa discussão sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa terminou esta quinta-feira com o anúncio do primeiro-ministro, José Sócrates, de que a estrutura irá ser construída no Campo de Tiro de Alcochete, com uma nova ponte rodo-ferroviária a estender-se entre Chelas e o Barreiro.

José Sócrates acabou por assumir uma decisão que qualificou como «preliminar» e que será sujeita a «uma consulta pública ambiental estratégica» para ter carácter definitivo. Bruxelas já pediu agilidade para que este processo seja concluído, de forma a que a obra possa enquadrar-se nos fundos estruturais da UE destinados a Portugal entre 2007-2013.

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Pressão sobre Mário Lino

A justificação do primeiro-ministro para divulgar o resultado da reflexão do estudo de 355 páginas do LNEC, um dia depois de o ter recebido, baseou-se no facto de Alcochete reunir o maior número de requisitos favoráveis, relativamente à Ota, entre «sete factores críticos», definidos pelos especialistas.

O ministro das Obras Públicas dera conta na quarta-feira de que o relatório lhe chegara às mãos nesse dia. «Já comecei a trabalhar nele», afirmou Mário Lino, na altura, logo após o debate quinzenal no Parlamento, anunciando uma «decisão a muito curto prazo».

Um dia depois - esta quinta-feira - Lino sentou-se ao lado de José Sócrates para assistir o primeiro-ministro a anunciar Alcochete como o local do novo aeroporto, a justificar o seu jamais sobre a margem sul e a defendê-lo das perguntas dos jornalistas, que o questionaram sobre uma eventual demissão do detentor da pasta das Obras Públicas.

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Apesar das justificações de Sócrates, o PSD de Setúbal pediu mesmo que Mário Lino abandonasse o cargo. Já o líder nacional social-democrata, Luís Filipe Menezes, realçou que a decisão só foi tomada por pressão da oposição.

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