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Aeroporto «aterra» em Alcochete

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Governo escolhe localização do novo aeroporto. Está afastada opção Ota. Veja todo o estudo do LNEC, que levou Sócrates a preferir Alcochete. Conheça as explicações para o jamais e diga-nos a sua opinião

[Actualizado às 15:20]

Concorda com Alcochete para a construção do aeroporto?

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O novo aeroporto internacional de Lisboa será construído em Alcochete. Em Conselho de Ministros, a decisão do Governo foi anunciada, após confirmação através do estudo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), afastando definitivamente a opção Ota, como adiantou esta quinta-feira de manhã o PortugalDiário.

A escolha foi apresentada pelo próprio primeiro-ministro, José Sócrates, no final do Conselho de Ministros, uma situação invulgar, uma vez que cabe ao ministro da presidência realizar estas conferências à imprensa.

Sócrates apresentou resumidamente os resultados do estudo do LNEC que «apesar de considerar as duas opções, Ota e Alcochete viáveis, pende para Alcochete».

«O trabalho analisou sete factores críticos» considerados essenciais pelos especialistas «para presidir à escolha da localização», explicou o primeiro-ministro.

«Alcochete ganha na maioria dos requisitos»: «Segurança, eficácia e capacidade de tráfego; sustentabilidade dos recursos naturais, competetividade económica e social e a nível financeiro».

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«Decisão preliminar»

«Do ponto de vista técnico e financeiro, Alcochete era a mais favorável». No entanto, Sócrates lembrou que «esta é uma decisão preliminar». Para ser final, é preciso «uma consulta pública ambiental estratégica», concluiu.

O facto da decisão ter sido tomada de forma tão rápida tem, para o primeiro-ministro, «uma justificação simples». «O país precisa de andar para a frente, depois de tanta indecisão».

Lino fica

José Sócrates defendeu ainda o ministro das Obras Públicas perante as declarações deste em defesa da Ota. «Perante os estudos que se tinham na época, essa era a melhor localização». Por isso mesmo, «Mário Lino tem todas as condições para ficar no Governo». «Alcochete nunca tinha sido estudado antes», lembrou o primeiro-ministro.

O documento ficará disponível na Internet nos sites do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e do LNEC, esta quinta-feira.

Governo prometeu tomar decisão a curto-prazo

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Quarta-feira, no Parlamento, após o debate quinzenal na Assembleia da República, o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, afirmou que já recebera o estudo do LNEC sobre o novo aeroporto de Lisboa.

«Recebi hoje [quarta-feira] o estudo e já comecei a trabalhar nele», afirmou Mário Lino, adiantando que decidiu divulgar o documento porque «não há nada sobre este dossier [novo aeroporto]que não tenha sido divulgado».

«O Governo vai tomar uma decisão a muito curto prazo sobre essa matéria [localização do novo aeroporto] e o relatório do LNEC vai ser divulgado muito brevemente», assegurou o ministro no Parlamento.

Estudo do LNEC: os peritos

Para a elaboração deste estudo o LNEC contratou peritos em ambiente, acessibilidades, análise económica e aeronáutica, valências que de que a instituição não dispunha.

A análise dos impactes ambientais, designadamente a biodiversidade, a fauna e a flora, ficou a cargo da empresa ERENA.

O economista Augusto Mateus, juntamente com o professor Jorge Gaspar, foram os responsáveis pela análise dos factores associados ao sistema aeroportuário, ao ordenamento do território, bem como a análise macroeconómica e de competitividade.

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