Já fez LIKE no TVI Notícias?

Paulo Portas, o rei dos chapéus

Relacionados

Líder do CDS gosta de passar mensagens através dos bonés. E tem uma cabeça grande...

Tem sido uma das imagens de marca desta campanha eleitoral. Onde quer que vá, Paulo Portas gosta de ter um chapéu na cabeça. Alguns compra, outros dão-lhe, e o líder do CDS nunca diz que não a um bom boné. Nem a um mau.

Só no dia 22 de Maio, dia do arranque oficial da campanha, foram três bonés em poucas horas. O primeiro, preto, tradicional e emprestado por uma criança do Rancho Foclórico de Gondoriz, ficou apenas alguns segundos na cabeça de Portas, porque o menino não achou muita piada.

PUB

Logo a seguir, bem equipado com um chapéu bege do Parque Nacional Peneda-Gerês, plantou uma árvore, embora o resto da indumentária não tenha sido o mais apropriado.

À tarde, em Ponte Lima, o chapéu de palha das Feiras Novas esteve mais tempo a servir de leque, tal era o calor numa tarde domingueira no Norte do país. Mas a verdade é que deu muito jeito para esconder uma cara algo atrapalhada com um protesto inesperado.

Seguiram-se uns dias de cabeça livre nesta campanha, até que, na passada quinta-feira, Portas foi aos Açores e não resistiu a um bom boné azul, da cor do mar.

«Trago sempre no chapéu aquilo que quero destacar. Estou nos Açores, que dá grandeza estratégica a Portugal», justificou.

Já no sábado, enquanto passeava por Alcobaça, lembrou-se que tinha de ir «cumprir uma promessa» e lá foi comprar mais um boné. O tamanho, 59/60, é de quem tem «uma cabeça inteligente», explicou a vendedora, que até já sabia que o líder democrata-cristão queria um «de xadrez».

PUB

«Deve comprar-se português, porque ajuda a economia e dá emprego. Estou aqui para ajudar o negócio», sublinhou.

A prova demorou, até que a cabeça-de-lista do distrito de Leiria, Assunção Cristas lá deu a sua opinião: «Prefiro esse». «E eu vou pela Assunção», escolheu Portas.

Já no domingo, em Buarcos, Figueira da Foz, a descontraída sardinhada convidava a mais um acessório original. De chapéu de palha, Portas conquistou a D. Celeste, que até já o quer para seu marido.

Mas foi em Aveiro que o líder do CDS mais brilhou. Chegou no seu carro de luxo com vidros fumados e com o chapéu de Buarcos na cabeça. Uns minutos depois, os militantes da cidade ofereceram-lhe um boné amarelo do partido, que mais parecia vindo de uma Volta a Portugal em ciclismo.

Apesar da gente que o rodeava, era fácil encontrar Portas com aquela cor. Até que o democrata-cristão entrou em mais uma loja para comprar um novo boné, desta vez bege, com «Aveiro Portugal» escrito.

«No final, vou fazer uma exposição de chapéus», brincou. E já lá vão oito. O treinador do Paços de Ferreira que se cuide.

PUB

Relacionados

Últimas