Já fez LIKE no TVI Notícias?

NATO: diálogo com a Rússia é «prova que a guerra fria acabou»

Relacionados

Angela Merkel destacou importância de incluir os russos nas discussões relativas à instalação de um sistema de defesa antimíssil na Europa

A chanceler alemã, Angela Merkel, destacou que o diálogo franco da NATO com a Rússia, que inclui o escudo antimíssil, é uma «prova de que a guerra fria de facto já acabou».

«O facto de estarmos a dialogar com a Rússia sobre a avaliação de risco e também sobre a possibilidade de vir a trabalhar em conjunto no sistema antimíssil é um passo essencial que vem demonstrar que a guerra fria de facto já acabou», afirmou Angela Merkel em Lisboa.

PUB

Numa declaração aos jornalistas alemães presentes na cimeira, à qual a agência Lusa teve acesso, a chanceler da Alemanha lembrou que a NATO é uma «aliança baseada em valores comuns», mas que também «está disposta a colaborar com a UE e com a Rússia».

Ter a Rússia incluída nas discussões relativas à instalação de um sistema de defesa antimíssil na Europa é, destacou Merkel, um passo essencial para suster ameaças externas.

«Se hoje existe esta possibilidade de termos este diálogo com a Rússia, isto deve-se em muito aos esforços desenvolvidos pelo Presidente Barack Obama, que negociou o Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Start) com Moscovo», lembrou Merkel.

É por isso que «desejamos muito que esse tratado seja ratificado no congresso norte-americano», um passo que será «essencial para podermos avançar em conjunto nas tarefas futuras», acrescentou Merkel.

PUB

Relacionados

Últimas