Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sócrates anuncia reforço de contributo no Afeganistão

Relacionados

Primeiro-ministro diz que na cimeira de Lisboa será dado um sinal claro de apoio ao processo de transição

O primeiro-ministro, José Sócrates, disse esta tarde, na abertura da cimeira da NATO em Lisboa, que Portugal reforçará o contributo na missão da Aliança Atlântica no Afeganistão.

«Amanhã daremos um sinal claro de apoio ao processo de transição no Afeganistão, assente numa parceria estratégia que garantirá a segurança e a estabilidade no país a longo prazo», disse o chefe de Governo.

PUB

Depois acrescentou: «Portugal continuará empenhado neste objectivo e reforçará o seu contributo para a missão de formação e treino forças afegãs, que permitirá ao pais assumir plenamente a suas funções de soberania».

O primeiro-ministro realçou o facto de há mais de quatro décadas Portugal ter um comando da Aliança Atlântica. «É nesta linha de permanente compromisso com a NATO que organizamos esta cimeira».

José Sócrates disse ainda que a «cimeira de Lisboa será um marco decisivo na evolução da NATO». «Estou certo que reafirmaremos o seu princípio fundador: a aliança entre nações ligadas pelo laço transatlântico e unidas pela adesão aos valores da liberdade e da democracia».

«Actualizaremos a defesa colectiva, tendo em conta as novas ameaças e riscos que enfrentamos, reforçaremos a capacidade para entrevir na prevenção e gestão de crises, que possam pôr em causa a nossa própria segurança e salientaremos o papel da NATO no quadro da segurança cooperativa», resumiu assim os resultados que deverão sair desta cimeira.

PUB

Relacionados

Últimas