Já fez LIKE no TVI Notícias?

As acusações de Jerónimo de Sousa a Alegre

Relacionados

Líder do PCP diz que «alimenta ilusões» e tenta «suster» a subida dos comunistas

Jerónimo de Sousa abriu este sábado o XVIII Congresso Nacional do PCP, em Lisboa, com uma forte crítica à «esquerda dentro do PS», de Manuel Alegre, acusando-a de «alimentar ilusões» e tentar «suster» a subida dos comunistas, escreve a Lusa.

Na parte do discurso dedicado ao ciclo eleitoral de 2009, o secretário-geral do PCP afirmou que as «movimentações» de «sectores à esquerda dentro do PS» têm por objectivo «travar a provável erosão» dos socialistas sem «assumir a ruptura com a política de direita».

PUB

«Essas movimentações, recusando assumir a ruptura com a política de direita, e independentemente dos objectivos que as animam, seja o propósito de travar a provável erosão do PS, seja o desenvolvimento de outros projectos políticos, tenderão para assegurar as condições que permitam a sobrevivência da política de direita», disse.

Essas movimentações na «esquerda do PS» alimentam «ilusões» que têm como objectivo «suster e combater as possibilidades» de transferência para o PCP os descontentes com o Governo socialista.

Num longo discurso de abertura do XVIII congresso, Jerónimo de Sousa explicou que a alternativa passa pelo reforço do PCP, que quer reeditar a Coligação Democrática Unitária (CDU), com o objectivo de «transformar a oposição à política de direita numa oposição política».

«Reforçando o PCP com ampliação decisiva da sua influência social, política e eleitoral, dando mais força à exigência da ruptura com a política actual», afirmou.

PUB

Relacionados

Últimas